Pesquisar no Blog
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Telinha de Cinema no show de Fernanda Takai
A cantora Fernanda Takai concedeu entrevista exclusiva aos alunos do Telinha de Cinema, Elizângela Soares e Rainer Joas, antes do show Luz Negra apresentado ontem (28.06), no Flamboyant in Concert, em Goiânia.
Fernanda falou sobre este projeto solo, concebido pelo produtor musical Nelson Mota e também sobre a sua carreira como vocalista da banda Pato Fu.
Para os alunos do Telinha de Cinema, fazer o registro de um evento ao vivo foi uma experiência diferente e cheia de surpresas. Elizângela comentou que ficou nervosa ao falar com Fernanda. "Eu nunca tinha ficado assim tão perto de uma cantora profissional", observou. Rainer elogiou a simpatia da cantora e a disponibilidade em falar com o Telinha, afinal a entrevista coletiva havia sido cancelada para que a cantora poupasse sua voz para o show de logo mais.
O vídeo com a cobertura do show já está sendo editado e em breve estará disponível na internet.
Mais fotos
terça-feira, 28 de junho de 2011
Produções do Telinha foram classificadas no concurso Tocantins Contra a Dengue
![]() |
Projeto Telinha na Escola será apresentado na 63ª Reunião da SBPC
1º. Curta Telinha - Festival de Micrometragens
Alunos finalizam os trabalhos do projeto Telinha de Cinema com a produção de WebSéries
Alunos do Telinha de Cinema produzem filmes com a comunidade
quinta-feira, 9 de junho de 2011
"Direto da Escola" no Cemoa em Goiânia
Os vídeos abordam temas polêmicos como orientação sexual, questões complicadas como a luta pelo terreno da escola, uma vez que o terreno é da prefeitura e a escola é do estado, além de apresentar um panorama dos projetos de caráter educativo, social e artítico realizado pelo colégio.
Audiovisual UEG recebe Telinha de Cinema
Curso de Audiovisual da UEG recebe coordenador geral do Telinha de Cinema para discutir o tema "cultura da mobilidade" |
Aluísio Cavalcante |
Segundo Aluísio Cavalcante as novas tecnologias garantem cada vez mais mobilidade no acesso a informação. "Esse dinamismo amplia nossa relação com o ambiente e as pessoas, proporcionando novas dimensões para expressão e participação social. Desse universo surgem novas demandas de mercado e sociais, que a cada dia apresentam-se como oportunidades de atuação para profissionais de arte, comunicação, educação e tecnologia", comentou.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Lançamento do edital para residências artísticas –Restelinha
Na noite de 30 de maio de 2011, a ONG Casa da Árvore fez o lançamento oficial do edital para residências artísticas – Restelinha, em cerimônia realizada no auditório do SEBRAE em Palmas. O evento que teve abertura com o músico Alexandre Poli, contou com a participação de artistas, comunicólogos, imprensa e representantes de órgãos públicos na área de educação.
O Restelinha é um novo projeto da Casa da Árvore, coordenado pelo artista digital Nacho Durán, no qual um artista de qualquer canto do país sendo brasileiro ou não, reside por dois meses junto à sede do Telinha de Cinema em Palmas e Goiânia para aplicar oficinas práticas para alunos que já participaram do nosso curso de vídeo de bolso. O artista receberá R$ 5 mil de bolsa durante os dois meses em cada sede, mais R$ 1 mil para custear equipamentos e materiais necessários para as oficinas. O edital está aberto e será encerrado no próximo dia 30 de junho. Acesse o edital aqui.
Após cinco anos de atividades com os projetos Telinha de Cinema, Circuito Telinha na Escola, E se eu fosse o autor? e Telinha Animada, é um orgulho muito grande para a Casa da Árvore poder anunciar um edital deste porte.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Ciclo de Debates Restelinha destaca o poder do cidadão online
Com presença maciça de estudantes de artes e comunicação, Nacho Durán compartilhou suas experiências que mesclam arte e tecnologia na Espanha e nos países sulamericanos. Ele apresentou conceitos e novidades ainda pouco conhecidos como a mochila digital, em que o usuário carrega em apenas um pen-drive todos os programas e arquivos que precisa sem a necessidade de instalar os programas a cada vez que usar um computador diferente, e também apresentou o portal Indios Online, site em que tribos indígenas se comunicam e expõem acontecimentos de suas respectivas regiões.
Para enriquecer ainda mais seus conhecimentos, Nacho disponibilizou na internet as apresentações elaboradas para o debate: http://prezi.com/7ge8riucjmmx/ciclo-debates-restelinha-1-parte-i/ e http://prezi.com/__nxpilngte1/ciclo-debates-restelinha-1-parte-ii/ . O Ciclo de Debates Restelinha teve sua primeira edição no dia 25 de maio de 2011, e acontecerá novamente no semestre que vem.
sábado, 4 de junho de 2011
Cinema na praça? Tem sim senhor!
Em Palmas não há nenhum cinema próximo à região do Taquaralto e Aurenys, mas há crianças e adolescentes que produzem vídeos nos projetos da ONG Casa da Árvore: E se eu fosse o autor?, Telinha de Cinema e Restelinha. Esses jovens sabem que podemos espalhar suas produções pelo mundo inteiro através da internet, mas não se compara aos seus pais, amigos e conhecidos da mesma região assitindo, rindo e comentando num cineminha informal na praça.
Por isso, no dia 27 de maio, sexta-feira à noite, a equipe da ONG Casa da Árvore proporcionou esse momento a eles exibindo boa parte do que foi produzido neste semestre pelos três projetos até agora.
Mas não é porque era informal que iria faltar pipoca e refrigerante, né?
Casa da Árvore participa do I Encontro de Informática Educativa-TO
A Fundação Fé e Alegria do Tocantins realizou o I Encontro de Informática Educativa nos dias 25 e 26 de maio em sua sede em Palmas. O objetivo do encontro era mostrar para alunos e professores como a informática e a tecnologia podem contribuir positivamente para a educação. Por conta dos nossos resultados no Telinha de Cinema, a Casa da Árvore foi convidada para ministrar uma oficina, e aceitamos voluntariamente.
As oficinas oferecidas foram “construção e manipulação de blog voltado para a educação” por Leonardo Maximiano (Portal Vitrine), “apresentação do linux como ferramenta educacional” por Prof. Marianita Marioti (ULBRA), e “microfilmagens com o uso do celular” por Daniel dos Santos (Telinha de Cinema).
Com aproximadamente 20 participantes em nossa oficina, mostramos como podemos produzir vídeos curtos com celular e ideias simples através da exibição de produções realizadas no Telinha de Cinema.
Durante uma tarde alunos e professores estiveram juntos para desenvolverem pequenos vídeos que tratassem sobre temas como preconceito e meio-ambiente. No final, ensinamos rapidamente como utilizar programas básicos para edição do material gravado. Enfim, em apenas uma tarde multiplicamos o conhecimento para 20 pessoas. Missão cumprida.