Pesquisar no Blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ciclo de Debates Restelinha destaca o poder do cidadão online



Aconteceu no anfiteatro 1 da UFT a primeira edição do Ciclo de Debates Restelinha, promovido pela ong Casa da Árvore em parceria com a UFT. Na mesa estavam o artista digital Nacho Durán (Restelinha), Marcelo Silva (CBN Tocantins/Public) e Juliane Almeida (Secult/CHICO).




Com presença maciça de estudantes de artes e comunicação, Nacho Durán compartilhou suas experiências que mesclam arte e tecnologia na Espanha e nos países sulamericanos. Ele apresentou conceitos e novidades ainda pouco conhecidos como a mochila digital, em que o usuário carrega em apenas um pen-drive todos os programas e arquivos que precisa sem a necessidade de instalar os programas a cada vez que usar um computador diferente, e também apresentou o portal Indios Online, site em que tribos indígenas se comunicam e expõem acontecimentos de suas respectivas regiões.

Marcelo Silva relembrou sua experiência em campanha eleitoral, e assumiu que não adianta as equipes dos candidatos tentarem ditar os rumos da campanha nas mídias sociais, pois os usuários é que são responsáveis por isso. Os convidados também comentaram sobre o poder das mídias sociais como forma de expressão, protesto ou manifestações, e casos que tiveram repercussão como #fichalimpa e #namesmamoeda foram lembrados. Juliane Almeida também ressaltou a força dos grupos online como novas esferas de debate para chegar a novas propostas para a sociedade. Os celulares “chineses” com vários recursos multimídias foram apontados como ferramentas democratizadoras devido a inclusão tecnológica proporcionada.


Para enriquecer ainda mais seus conhecimentos, Nacho disponibilizou na internet as apresentações elaboradas para o debate: http://prezi.com/7ge8riucjmmx/ciclo-debates-restelinha-1-parte-i/ e http://prezi.com/__nxpilngte1/ciclo-debates-restelinha-1-parte-ii/ . O Ciclo de Debates Restelinha teve sua primeira edição no dia 25 de maio de 2011, e acontecerá novamente no semestre que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes