Pesquisar no Blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Apresentação de artigos que abordam projetos da Ong Casa da Árvore em seminários nacionais


A Casa da Árvore vem despertando interesses acadêmicos.    Recentemente dois dos projetos da ONG; o Telinha na Escola e o Telinha de Cinema, foram abordados nos artigos e comunicações acadêmicas da pedagoga Ariadne Joseane de Porto Velho e do estudante de Jornalismo Anderson de Souza Alves do Tocantins. Ambos artigos, incluídos em seminários em Fortaleza e São Paulo, tratam, dentre outros assuntos, das relações entre educação, tecnologia e o potencial das mídias móveis como ferramentas de inclusão.


 
A pedagoga e pesquisadora Ariadne Joseane, especializada em tecnologias aplicadas a educação e ex-coordenadora do projeto Telinha na Escola em Porto Velho– RO,  vai apresentar sua investigação - Mídia móvel na escola: possibilidade pedagógica e produção de conteúdo curricular  em forma de comunicação oral no III Seminário Web Currículo - Educação e Mobilidade. O seminário que acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro em São Paulo é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. A Casa da Àrvore acompanhará a pesquisadora Ariadne Joseane a São Paulo e disponibilizará nos nossos sites e blogs o registro dessa intervenção acadêmica, assim como outros materiais captados durante o seminário.


Já, Anderson de Souza Alves, estudante de Graduação do Curso de Comunicação Social e Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins, defendeu no último mês de setembro no XXXV Intercom-Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação em Fortaleza, um artigo que aborda as ações educativas e sociais do projeto Telinha na Escola. Intitulado Novas Mídias Digitais Enquanto Espaço Para Visibilidade da Periferia de Palmas, o artigo apresenta conclusões de uma pesquisa sobre a representação da cidade de Palmas pela produção audiovisual.  Com referências que vão além da área de comunicação, o artigo analisa as consequentes tensões históricas, sociais e políticas de uma cidade em transformação constante. Um dos centros dessa discussão é a incidência do uso educativo da tecnologia do vídeo digital pelo projeto Telinha de Cinema e sua ressonância qualificadora nos alunos da periferia da cidade. O Artigo de Anderson de Souza Alves pode ser lido no link: http://www.intercom.org.br/sis/2012/resumos/R7-0860-1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes