Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Em parceria com a Casa da Árvore, Festival Craques da Paz promoveu em Goiânia o dialogo entre educação, produção audiovisual, cidadania e cultura de paz.



Terminou no dia 21 de setembro, no tradicional Cine Goiânia Ouro, o Festival Craques da Paz. Aliando produção audiovisual, conscientização, cidadania e cultura de paz, a mostra reuniu, entre os dias 19 e 21 de setembro, 250 pessoas entre estudantes, professores da rede publica, representantes de organizações não governamentais e do se
tor público.

Sem dúvida o ponto alto do evento foi a reação eufórica e positiva dos educandos, que depois de terem participado por dois meses de uma oficina onde discutiram o enredo, criaram o roteiro e produziram colaborativamente vídeos documentais e de ficção, passaram a condição de expectadores de suas obras, tendo a emocionante experiência de assistirem a si mesmos, aos seus colegas de classe, a seus professores e a suas escolas na télona de um das mais clássicas salas de cinema da cidade. Os alunos também tiveram a oportunidade de falar para a audiência do festival e para as emissoras PUC TV e TBC sobre as oficinas que participaram e o processo de produção dos vídeos que foram apresentados.
Com uma ampla participação educativa da Casa da Árvore, através da sua linha de projetos Telinha de Cinema, o festival Craques da Paz foi organizado pelo Instituto Soldado da Paz em parceria com o setor de Política Articulada de Educação da paz (Epaz) da Secretaria Municipal de Educação (SME). O encontro de três dias não foi somente um mostra de vídeos e palestras, mas principalmente o ponto culminante de um processo educativo e uma agenda de trabalhos de inclusão digital, produção artística, reflexão sobre os meios de produção audiovisuais e estimulo a reivindicação social.

A vértebra educativa de todo o projeto foi desenvolvida e implementada pela OnG Casa da Árvore Projetos Sociais, que em parceria com os professores das escolas do município de Goiânia Jalles Machado de Siqueira e o Ribas Junior, realizaram uma Oficina de Vídeo de Bolso de trinta horas/aulas divididas em 2 meses de atividade. Coordenadas pelos educadores da Casa da Árvore, e acadêmicos audiovisuais da UEG Pablo Régis e Jéssica Gomes, a oficina fomentou uma série de práticas criativas utilizando as mídias móveis, tendo como conclusão a produção de vídeos. Os vídeos resultantes abordam questões e problemáticas sociais como os perigos do trânsito e temas contundentes como drogas, violência e bullyng. Os educadores estimularam os alunos a terem total autonomia e liberdade nas temáticas tratadas e nas decisões estéticas dos vídeos.

Os alunos do colégio Jalles Machado de Siqueira produziram dois vídeos, uma ficção e um documentário. Intitulada Amigo da Escola a ficção teve como protagonista o educador Pablo Regis que interpretou um senhor morador de uma escola que é vitima bullyng por parte dos alunos. Risco da faixa é o título do vídeo documentário produzido pelos alunos sobre os riscos do transito. Na Escola Ribas Junior os participantes da oficina desenvolveram a ficção, Vil Violência que parte das questões das drogas e da violência juvenil para reivindicar o dialogo e respeito.
Em breve os vídeos serão disponibilizados pela Casa da Árvore nos seus canais e redes sociais. O processo educativo do Telinha de Cinema e o Festival Craques da Paz mostraram que a criação audiovisual, a cidadania e a cultura de paz, quando colocadas em dialogo e tratadas de forma transversal, possibilitam uma experiência colaborativa e educativa com muito potencial e resultados estimulantes para educadores e educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes