Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Col. Pq. Santa Cruz inicia oficina de vídeo de bolso


A partir desta quinta (25) os dias de aula no colégio estadual Parque Santa Cruz, em Goiânia, não serão as mesmas. Até o final deste ano letivo o universo do audiovisual e das novas tecnologias estará presente no cotidiano da escola através da Oficina de Vídeo de Bolso, desenvolvida pelo projeto Telinha de Cinema.  A atividade será conduzida por Lorena Silva e Camila Nunes, estudantes do curso de Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - UEG, que descobriram a vocação para educação há poucos meses. Elas foram selecionadas e capacitadas pela equipe da Casa da Árvore Projetos Sociais em uma ação conjunta com a II SAU - Semana do Audiovisual da UEG.

 No Col. Parque Sta. Cruz, situado no bairro Parque Sta. Cruz, a nova equipe do Telinha será responsável por possibilitar a cerca de 20 alunos do ensino fundamental uma experiência de realização audiovisual, de autoria através da produção de vídeo. Para isso a cada semana o grupo terá dois encontros no contraturno escolar onde se dividirão entre aulas de linguagem audiovisual, técnicas de roteiro, produção, edição e distribuição das obras utilizando o celular. A metodologia utilizada foi desenvolvida pela Casa da Árvore e propõe a construção colaborativa do aprendizado, motivado por desafio de solucionar problemas, desafios.

Essa será a segunda experiência de Lorena e Camila como arte educadoras, a primeira foi justamente durante o processo de capacitação das universitárias, iniciado ainda em setembro deste ano. A convite do curso de Audiovisual da UEG a equipe da Casa da Árvore desenvolveu a oficina "Concepção e Prática de Oficinas de Vídeo", que foi ministrada para alunos do 1. e 2. anos do curso antecedendo a II SAU. Este, que poderia ser chamado de “curso de desenvolvimento de cursos” explorou formas de planejamento e mediação de oficinas de formação e incentivo a produção audiovisual para crianças e adolescentes, e teve como resultado o plano de curso de uma oficina com duração de 8 horas.

Este planejamento foi colocado em prática durante a Semana de Audiovisual junto a uma turma de alunos do Col. Pq. Sta. Cruz, que veio à sede do projeto para a atividade. Com os resultados da oficina não somente as educadoras como os alunos, mas a direção da escola e a coordenação do projeto decidiram encontrar uma forma de garantir a continuidade deste trabalho dentro do ambiente escolar. Assim, a Casa da Árvore ampliou a formação da equipe e a escola contratou Lorena e Camila como educadores do programa Mais Educação, do Ministério da Educação, que já estão garantindo horas de atividades complementar e de estágio obrigatório, como uma rica experiência profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes