Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Começam oficinas "Circuito Telinha na Escola"



A equipe da Casa da Árvore Projetos Sociais está de malas prontas para ganhar a estrada A partir do dia 26 damos início ao Circuito Telinha na Escola, uma série de oficinas de qualificação e experimentação multimídia dedicado a formação de educadores da rede pública de 14 Estados das regiões Centro-Norte e Nordeste do Brasil. Esse projeto é resultado do Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, concedido à Casa da Árvore Projetos Sociais, pelo projeto Telinha de Cinema. O projeto é patrocinado pela FBB e tem o apoio institucional do Instituto Vivo e das redes públicas de ensino de Estados e prefeituras.

A primeira experiência com essa metodologia foi realizada ainda em 2009 junto a 40 educadores da rede pública de Rio Branco- AC, durante a oficina "E se eu fosse o autor?", numa parceria com o Instituto Vivo e a Biblioteca da Floresta - Governo do Acre.

Até o final do ano, percorreremos as capitais que possuem menores índices de educação dessas regiões, levando uma oficina de familiarização com as novas tecnologias digitais de uma maneira diferente. Em cada localidade desenvolveremos junto a duas turmas (uma de educadores e outras de jovens estudantes universitários) uma atividade de incentivo a leitura e produção textual com o uso do vídeo de bolso (produzidos, editados e distribuídos com uso do telefone celular e redes sociais).

A atividade consiste na recriação de obras literárias regionais através da produção de vídeos de bolso, além de fomentar a discussão sobre a necessidade da modernização do ambiente escolar e incentivar professores da rede publica de ensino a utilizar as novas tecnologias como uma ferramenta pedagógica. Familiarizar educadores com as novas tecnologias de informação, através de oficinas de construção de atividades pedagógicas com uso da internet e de dispositivos móveis, como estratégia de descobrir mecanismos interativos para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem, sobretudo do incentivo a leitura e a produção literária.

Das 14 oficinas 4 serão realizadas no Tocantins, a primeira delas acontece de 26 a 29 de abril em Guaraí, em parceria com o Instituto Idesa - Ponto de Cultura. O calendário está sendo fechado mas o mês de maio deve seguir com atividades em Salvador-BA e Natividade-TO, numa parceria com a Universidade Federal do Tocantins. Até novembro de 2010, a Casa da Árvore vai levar esta formação para aproximadamente 560 educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes