Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de outubro de 2009

TELINHA PARTICIPA DO V ENCONTRO DE NEGÓCIOS NA LÍNGUA PORTUGUESA


Depois de cursar o Projeto Telinha de Cinema e aprender tudo sobre audiovisual chegou à hora, da estudante de 15 anos, Samara Dias colocar em prática tudo o que aprendeu em um ambiente mais que especial. Ela não só participou do V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa, realizado nos dias 28 e 29 setembro em Fortaleza, no Ceará, como também produziu um víde.

Samara fez sua primeira viagem de avião e pela primeira vez saiu de Tocantins. Ela se transportou para o Universo dos países lusófonos, onde aconteceu uma reunião envolvendo oito países de língua oficial portuguesa. Além de representantes de pequenas comunidades que também falam a nossa língua.

Durante o encontro, a aluna do Projeto Telinha de Cinema teve que se virar e conseguir os melhores personagens para o vídeo, para tanto foi preciso um trabalho dedicado de pesquisa para construção do roteiro, atenção para a abordagem dos entrevistados e muito cuidado na qualidade técnica da captura das imagens.

Durante o encontro Samara pode participar de diversas palestras e discussões, que foi desde mercado financeiro a cultura passando por infra-estrutura e tecnologia. No evento ela pode aprender que quando se fala a mesma língua, as distâncias parecem ainda mais curtas e as possibilidades de entendimento se tornam ilimitadas e que a língua portuguesa vai muito além do que se aprende em sala de aula, “ ela é um fator não só importante como decisivo nas relações comerciais entre diversos países, é arte, é cultura, é empreendimento, é turismo”, enfatiza a estudante, que completa, “nunca mais vou olhar para um livro e pensar que ali está registrado coisas do passado, e sim que a nossa história ainda está sendo contada”.

O vídeo está em fase de edição. Em Breve poderão conferir!!!

2 comentários:

nossos visitantes