O encontro foi organizado pela Comissão Estadual Pró Conferência, que são espaços de mobilização e organização dos movimentos populares e organizações sociais que buscam envolver a sociedade em todas as etapas do processo de Conferência. Atualmente, mais de 400 entidades já estão envolvidas com as 23 Comissões Estaduais instituídas, algumas desde o início de 2008, outras mais recentemente.
A Conferência
De acordo com o Decreto Presidencial publicado no dia 16 de abril de 2009, a I Conferência Nacional de Comunicação terá como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” e será realizada nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2009.
Ela será presidida pelo Ministério das Comunicações e contará com a colaboração direta da Secretaria Geral da Presidência e da Secretaria de Comunicação Social. Na Portaria 185, de 20 de abril de 2009, foram instituídos os órgãos do poder público e as instituições da sociedade civil que compõem a Comissão Organizadora, responsável por regular todos os aspectos da Conferência.
Ciclo de Palestras sobre Comunicação
Ainda nesta semana, o projeto Telinha integrou o I CICOM - Ciclo de Palestras sobre Comunicação da UFT - com o tema: "A Comunicação e o Jornalismo nas mídias alternativas". O evento foi uma iniciativa do curso de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal do Tocantins, e foi idealizado e organizado pelos professores doutores Antonio José Pedroso Neto, Edna de Mello e Silva, Liana Vidigal Rocha e Mary Stela Müller.
O I CICOM teve como proposta estabelecer o debate sobre o desafio da prática jornalística nos cenários contemporâneos, na tentativa de aproximar a práxis do cenário local ao universo acadêmico. O projeto Telinha foi representado pelo coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Expressão, o jornalista Aluísio Cavalcante, que falou sobre o tema “O celular como produtor de conteúdo para mídias alternativas”.
Participaram do CICOM o professores e editor do jornal Taquaralto, Moacir (Tema: “Jornal de bairro: uma alternativa para a prática do jornalismo” e a assessora de imprensa do Sebrae Tocantins, Layala Cardoso (Tema: “A trajetória e utilização da rádio web do Sebrae”).
Nenhum comentário:
Postar um comentário