O projeto, realizado pela ong Casa da Árvore em parceria com o Instituto Vivo nos estados do Tocantins e Rondônia, onde tem o apoio da Secretaria Estadual de Educação, desenvolveu uma tecnologia social voltada para multiplicação do conhecimento em novas tecnologias de informação, comunicação e mobilidade no ambiente escolar a partir da produção de conteúdos multimídias com uso do telefone celular. A iniciativa foi selecionada entre as 114 tecnologias certificadas, observando-se os critérios de mérito, efetividade e resultados alcançados.
Até outubro a FBB irá produzir material de divulgação em vídeo e impresso sobre os projetos finalistas para facilitar a disseminação das tecnologias sociais
O projeto Telinha possui várias linhas de ação. No Espaço Telinha, situado em Palmas-TO, cerca de 80 jovens estudantes da rede pública integram o Telinha de Cinema, um núcleo de estímulo a produção audiovisual e de formação de jovens realizadores através do curso regular de vídeos de bolso (vídeos produzidos, editados e distribuídos com telefones celulares). A cada semestre, duas novas turmas são abertas com 20 vagas cada. Em agosto deste ano, a procura por matrícula superou em 100% as vagas oferecidas.
Com o desenvolvimento do Manual de Vídeo de Bolso, a primeira publicação brasileira voltada para formação de realizadores de micrometragens com uso de novas tecnologias, o projeto expandiu suas fronteiras geográficas e ampliou sua área de atuação. Com a parceria da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia, foi desenvolvido o Telinha na Escola, uma rede de núcleos escolares de produção multimídia onde, professores alunos desenvolvem habilidades artísticas e tecnológicas com o objetivo de produzir conteúdos educativos. Os primeiros núcleos foram criados
A mais recente linha de ação desenvolvida pelo projeto Telinha é o Núcleo de Empreendedorismo e Expressão. Realizado no Espaço Telinha, na periferia da capital tocantinense, o NEE reúne jovens realizadores formados pelo Telinha de Cinema e tem o objetivo de transformar o conhecimento artístico tecnológico em oportunidade, através do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Neste Núcleo, os jovens realizadores aprofundam seus conhecimentos em audiovisual e sua relação com o mercado, identificando produtos e serviços com potencial para se transformarem em um negócio. Entre as áreas de atuação estão a web tv, transmissões scream, o marketing bluettoth e as mídias locativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário