Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PROJETO TELINHA RECEBE TROFÉU DA FBB

Projeto Telinha receberá o troféu de 'Finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social - Edição 2009', na cerimônia de premiação, em 24 de novembro de 2009, em Brasília, quando serão conhecidas as 8 iniciativas vencedoras. A lista com os 24 finalistas foi divulgada nesta segunda (31) no site da Fundação Banco do Brasil – FBB.


O projeto, realizado pela ong Casa da Árvore em parceria com o Instituto Vivo nos estados do Tocantins e Rondônia, onde tem o apoio da Secretaria Estadual de Educação, desenvolveu uma tecnologia social voltada para multiplicação do conhecimento em novas tecnologias de informação, comunicação e mobilidade no ambiente escolar a partir da produção de conteúdos multimídias com uso do telefone celular. A iniciativa foi selecionada entre as 114 tecnologias certificadas, observando-se os critérios de mérito, efetividade e resultados alcançados.


Até outubro a FBB irá produzir material de divulgação em vídeo e impresso sobre os projetos finalistas para facilitar a disseminação das tecnologias sociais em questão. O julgamento das 8 vencedoras acontecerá em novembro e a comissão julgadora será composta por membros da direção da Fundação Banco do Brasil, das instituições parceiras do Prêmio e por especialistas convidados, com a supervisão da KPMG Auditores Independentes. Os vencedores só serão conhecidos durante a cerimônia de premiação e cada um receberá R$ 50 mil, destinados exclusivamente a atividades de expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologiaclass="MsoNormal">Há três anos a ong Casa da Árvore em parceria com o Instituto Vivo vem estimulando uma revolução social através da educação, cultura e novas tecnologias.

O projeto Telinha possui várias linhas de ação. No Espaço Telinha, situado em Palmas-TO, cerca de 80 jovens estudantes da rede pública integram o Telinha de Cinema, um núcleo de estímulo a produção audiovisual e de formação de jovens realizadores através do curso regular de vídeos de bolso (vídeos produzidos, editados e distribuídos com telefones celulares). A cada semestre, duas novas turmas são abertas com 20 vagas cada. Em agosto deste ano, a procura por matrícula superou em 100% as vagas oferecidas.

Com o desenvolvimento do Manual de Vídeo de Bolso, a primeira publicação brasileira voltada para formação de realizadores de micrometragens com uso de novas tecnologias, o projeto expandiu suas fronteiras geográficas e ampliou sua área de atuação. Com a parceria da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia, foi desenvolvido o Telinha na Escola, uma rede de núcleos escolares de produção multimídia onde, professores alunos desenvolvem habilidades artísticas e tecnológicas com o objetivo de produzir conteúdos educativos. Os primeiros núcleos foram criados em Porto Velho-RO e já integram duas escolas, 6 professores e 40 estudantes.

A mais recente linha de ação desenvolvida pelo projeto Telinha é o Núcleo de Empreendedorismo e Expressão. Realizado no Espaço Telinha, na periferia da capital tocantinense, o NEE reúne jovens realizadores formados pelo Telinha de Cinema e tem o objetivo de transformar o conhecimento artístico tecnológico em oportunidade, através do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Neste Núcleo, os jovens realizadores aprofundam seus conhecimentos em audiovisual e sua relação com o mercado, identificando produtos e serviços com potencial para se transformarem em um negócio. Entre as áreas de atuação estão a web tv, transmissões scream, o marketing bluettoth e as mídias locativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes