Pesquisar no Blog

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Telinha integrará tese de doutorado sobre cibercultura



O Projeto Telinha tem dispertado o interesse e conquistado o reconhecimento de instituições e profissionais ligados à educação, tecnologia, comunicação e cultura. Recentemente o Espaço Telinha, recebeu a visita da pesquisadora Darlene Teixeira Castro. Ela é doutoranda em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA/Unitins e conta que o projeto Telinha é um exemplo de como trabalhar a inclusão tecnológica aliada a experiências culturais e educativas.

Sob a orientação do professor André Lemos, uma das maiores autoridades do Brasil em comunicação e cibercultura, Darlene Castro espera destacar em sua tese, práticas desenvolvidas aqui na capital do Tocantins que dialoguem com cibercultura de maneira inovadora.

"O fato do projeto trabalhar com mídias móveis numa perspectiva de inclusão social traz resultados muito bons, principalmente ao buscar nessas novas novas tecnologias uma proximidade da cibercultura com a realidade, o cotidiano das pessoas", considera a pesquisadora, exemplificando com uma das linhas de ação do projeto , o Telinha na Escola, uma rede de núcleos de formação e experimentação multimídia desenvolvida em escolas da rede pública. A inciativa une professores e alunos em um processo de familiarização com as novas tecnologias de informação, comunicação mobilidade e produção de conteúdos educativos.

Perfil de Darlene Teixeira Castro

Doutoranda em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA (2008), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), Especialização em Metodologias e Linguagens em EaD (2007) pela Universidade do Tocantins (UNITINS), Especialização em Gestão e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2004), Graduação em Jornalismo (2008) e Letras (2001) pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Atualmente é professor titular da Universidade do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, educação a distância, educação, comunicação, conhecimento, interdisciplinaridade e ciência da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes