Pesquisar no Blog

domingo, 17 de maio de 2009

MARCELO TAS NO TELINHA


Para quem conheceu Palmas há 15 anos, poder voltar à capital do Tocantins e ver que as estreitas ruas de terras deram lugar a amplas avenidas pavimentadas já causaria surpresa. Para o jornalista e apresentador Marcelo Tas, a esta sensação foi acrescentada uma outra. Ver de perto como jovens estudantes da rede pública do Tocantins estão transformando o ambiente escolar a partir das novas tecnologias de informação.

Durante quase duas horas, Tas mergulhou no universo da cultura digital e da mobilidade desenvolvida por jovens moradores do maior e mais populoso bairro da capital tocantinense, o Jardim Aureny, onde fica o projeto Telinha de Cinema. Ele assistiu e debateu sobre os vídeos dos jovens, falou um pouco da sua experiência com as novas tecnologias digitais e suas aplicações sociais. Apesar da tietagem, os meninos e meninas do Telinha arrancaram do jornalista informações, conselhos, elogios e confidências. “Quando comecei a mexer com vídeo, produzia algo muito parecido com que estou vendo aqui”, revelou.

Certo de que o futuro da educação passa pelo uso das novas tecnologias, o jornalista criticou as tentativas de inibir o uso dos telefones celulares na sala de aula e de controlar o acesso público a internet, desencadeada por políticos no Congresso Nacional. Em meio a parafernalha digital manipulada pelos jovens do Telinha, Tas reforçou a necessidade dos educadores e gestores de educação acompanharem a velocidade das transformações tecnológicas já vivenciadas com muita naturalidade pelas crianças e adolescentes.

Antes de se despedir, Marcelo Tas pode conferir o material didático produzido pela coordenadora do projeto, Leila Dias, e pela educadora Priscilla Lima. O manual de vídeo de bolso é o primeiro desenvolvido no Brasil e reune teoria e sugestões de atividades, além de indicações de livros, filmes, sites e outras fontes de pesquisa sobre a sétima arte, cultura digital e educação. “Estamos concluindo este trabalho e logo poderemos disponibilizar através da internet, onde poderá receber colaborações e servir de base para professores e alunos se familiarizarem com esse novo mundo”, conclui Leila Dias.

8 comentários:

  1. Parabéns, galera. Vida longa e muito sucesso...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza não tem preço, o que esse projeto está fazendo por essas crianças.

    A Educação não é só uma forma de mudar o mundo. É a Unica! (Paulo Freire)

    Parabens Leilinha & CIA ltda!

    ResponderExcluir
  3. Vocês vão longe!Tudo que é reaizado com amor e dedicação só tende a ser sucesso. O projeto tem que ser conhecido pelos políticos, para ver se eles aprendem a elaborar projetos semelhantes que tenham largo alcance social, e pararem de pensar em torno dos umbigos deles, cheios de cácas!
    Gilson Cavalcante - poeta e jornalista

    ResponderExcluir
  4. Que bom que o projeto está indo bem
    e que os alunos estão se saindo cada vez
    melhor nos trabalhos e objetivos do
    grupo.
    JP - primeira turma - telinha

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, ficamos muito felizes de saber desse encontro, ver mais coisas do Telinha, que a cada dia mais faz parte de nossas referências. Parabéns Leila e equipe. Daqui a pouco os caminhos do destino coloca os nossos jovens para um diálogo maior com os daí. Abraços, saúde, criatividade. Wagner Merije - Minha Vida Mobile - MVMOB

    ResponderExcluir
  6. Mais uma amostra de que a revolução digital independe da localidade. Parabéns pelo Projeto.

    Gustavo Nogueira | AtoCriativo.org

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo projeto! Com criatividade podemos canalizar o uso das tecnologias para a produção do conhecimento , da arte em vez de proibir o seu uso. Olhei o blog, os vídeos e realemente me encantei. Tenho uma colega da especialziação em Tecnologias em Educação, pela PUC- Rio que desenvolveu sua dissertação sobre o uso da telefonia celular de forma pedagógica. Vou passar a ela o link do blog. Abraços!

    ResponderExcluir

nossos visitantes