Pesquisar no Blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Projeto fruto da parceria entre Media Lab da UFG e Casa da Árvore é aprovado na 9ª edição do programa de Artes Visuais da Funarte


Uma importante rede de convergências e intersecções nos campos das artes, ciência e educação esta prestes a ser consolidada, e vai interligar diferentes instituições e programas em distintas regiões do pais.

O Media Lab da Universidade Federal de Goiás e a Casa da Árvore Projetos Sociais aprovaram, através do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, o projeto Diálogos ArteCiência - RedeColaborativa de Arte Interativa. A 9ª edição do programa de Artes Visuais da Funarte vai fomentar 30 iniciativas que promovam o intercâmbio inter-regional por meio de atividades e experimentações ligadas às artes visuais.

Fruto da recente más produtiva colaboração entre a ONG Casa da Árvore, responsável por ações integradas de arte, tecnologia e educação, e o centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica em mídias interativas, Media LAb UFG, o projeto Diálogos ArteCiência pretende articular um trabalho em redes distribuídas que integra outros seis laboratórios de universidades públicas, a Biblioteca Nacional e a Rede Nacional de Apoio a Pesquisa – RNP. A iniciativa pretende adensar as discussões sobre os pontos de interseção entre ciência, tecnologia e arte, buscando aproximações e contribuições, tendo a educação como ferramenta de ação transversal.

O Media Lab da UFG ira responder pela coordenação geral das atividades, bem como pelo acompanhamento científico das discussões. A articulação com os diferentes laboratórios para a concepção e implementação de oficinas, assim como a recepção em Goiânia de representantes das diferentes instituições conveniadas, será gerida pela Casa da Árvore Projetos Sociais.

Fortemente pautado pela pesquisa e educação o Projeto Diálogos ArteCiência pretende, entre março e abril, ativar um módulo de intercâmbios inter-regionais de oficinas relacionadas ao trinômio arte, ciência e tecnologias e focadas em diferentes públicos. Cada uma das instituições associadas ofertará uma oficina para uma outra instituição parceira e também receberá uma oficina em sua sede. Segundo Aluísio Cavalcante, presidente da ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, “Todos estes parceiros, assim com a Casa da Árvore e o Media Lab UFG, estão desenvolvendo inovações em linguagens artísticas e tecnológicas. Com este projeto será possível intensificar o trabalho em rede e construir novos aprendizados, ampliando ainda mais as dimensões dos encontros e colaborações "

Diálogos ArteCiência estará sob coordenação geral de Cleomar Rocha diretor do Media Lab da UFG e Professor do Programa de Pós-graduação em Cultura Visual na mesma universidade. Segundo Cleomar "Ao estabelecer proximidades, sejam temáticas, conceituais ou metodológicas, abrem-se novos horizontes de colaboração, fazendo avançar a pesquisa em todos os campos de conhecimento. Essa é a ideia do Diálogos ArteCiência”. Sobre os beneficios que o projeto pretende reverberar na sociedade, o professor doutor Cleomar Rocha acrescenta, "De imediato, a sociedade participará das oficinas, abertas ao público. A médio prazo os resultados das oficinas e a aproximação das instituições alcançarão outras atividades, frutos de desdobramentos, provocando intercâmbios, projetos comuns e produção de material para novas atividades acadêmicas, de ensino e culturais”.

O cronograma de atividades do Diálogos ArteCiencia - Rede Colaborativa de Arte Interativa, tem previsto como ponto culminante do processo uma mesa de debate no SIIMI 2013 - Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, que será realizado pelo Media Lab da UFG em maio do próximo ano. Na ocasião os principais atores culturais do projeto vão se juntar e debater com especialistas internacionais de diversos segmentos da cultura criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes