Pesquisar no Blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Artistas residentes da Casa da Árvore levaram arte, tecnologia e audiovisual para o Teatro Goiânia


No dia 29 novembro o público que foi ao Teatro Goiânia ver a estréia da peça baseada na obra de Nelson Rodriguez “Nelson para sempre…” e deparou no saguão do teatro com algumas surpresas audiovisuais: Uma vídeo-instalação interativa e algumas intervenções tecnológicas foram montadas para recebe-los no saguão do teatro. Esta foi mais uma ação de arte e tecnologia desenvolvida por Luciana Ramin e Gabriel Netto, integrantes do agrupamento Andar 7, atuais residentes do Restelinha.

Iniciado em 2011 e coordenado pelo artista espanhol interdisplinar Nacho Durán, o Restelinha é um circuito de residências da Casa da Árvore que seleciona artistas e pesquisadores para passarem uma temporada em Palmas ou Goiânia desenvolvendo projetos originais de arte, tecnologia e educação. Como parte da sétima residência do circuito intitulada Res#7 INCIDÊNCIAS as intervenções apresentadas no Teatro Goiânia foram resultantes de um curto estágio de intercâmbio artístico e criação colaborativa realizado entre os residentes do Restelinha e a Escola Teatral do Centro Gustav Ritter. Câmeras escondidas no toalete feminino e masculino, bem como projeções levaram os espectadores a vivenciarem experiências de voyerismo, tema central desta montagem teatral. O publico ao adentrar o espaço da instalação ativava sensores infravermelhos que dispararam vídeos inspirados no universo rodriguiano, gravados com os atores da peça.

O Restelinha Res#7 INCIDÊNCIAS acontece até o dia 16 de dezembro. Uma série de ações e intervenções artísticas estão sendo planejadas pelos residentes. As atividade serão divulgadas no blog do projeto e através das redes sociais. Todo o processo desta residência e das edições anteriores poderão ser acompanhados no blog do ResTelinha e na nossa página do Facebook.

Saiba mais sobre o Restelinha – Res#7 INCIDÊNCIAS


A sétima edição do do Circuito de Residências em Educação, Arte e Tecnologia – ResTelinha acontece entre os dias 17 de novembro e 17 de dezembro no Laboratório Criativo do Centro Cultural Gustav Ritter em Goiânia. O projeto selecionado pelo coordenador do Restelinha Nacho Durán para a RES#7, é o agrupamento artístico e interdisciplinar de São Paulo Andar 7, que será representado pelos seu membros fundadores Luciana Ramin e Gabriel Netto. Os residentes da sétima etapa do circuito de residências ResTelinha de Arte, Tecnologia e Educação da Casa da Árvore pretendem desenvolver em dialogo aberto com os artistas do Centro Gustav Ritter e outros colaboradores, processos criativos para ações que explorem relações entre corpo, vídeo e ambiente. Tomando como disparadores, expedientes da Performance, Instalação, Teatro, VJismo e Vídeo mapping.

Criado em setembro de 2008, em São Paulo, o agrupamento Andar 7 desenvolve pesquisas estéticas e conceituais com referências nas diversas linguagens: teatro, fotografia, literatura, dança, artes plásticas, arte tecnologia e cinema. O núcleo realizou trabalhos com a Cia Os Satyros, Desvio Coletivo, o artista plástico Mauricio Adnolfi e La Fura Dels Baus. O Andar 7 esteve presente em Mostras e Festivais nacionais e internacionais, entre eles Magmart-Nápoles-Itália, FIT Rio Preto, Mostra Tusp de Experimentos, II Congresso Ibero Americano de Cultura e Festival Bogotrax- Bogotá -Colombia.

Conheça o perfil dos residentes:

Luciana Ramin: Artista cênica e audio visual. Documentarista no projeto “Plantar em Ferro Frio do Ônibus ao Ninho” da trupe Sinhá Zózima, contemplada com Fomento Municipal de teatro, roteirista e diretora do programa Invasão, pelo canal MGM. Diretora e atriz dos espetáculos “Fausto in Progress” e “ Entrevista com Philip Morgan” seus últimos trabalhos. Desenvolve intervenções audiovisuais em teatro, assim como instalações cênicas. Tem formação em Direção pela SP Escola de Teatro e Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista. Pesquisa relações em teatro-video, ambiente e dramaturgia.

Gabriel Netto: Editor, VJ, videoartista, artista plástico e programador. Trabalha como artista freelance em produtoras de cinema e propaganda. É formado em pintura e video pela UCM (Madrí, Espanha). Atualmente pesquisa cenografia, video e programação, em tempo real. Entre seus trabalhos destacam-se Compartimento Modulo 1 e Laboratório In Sito, onde radicaliza a aproximação entre o vídeo mapping, pintura e programação em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes