Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

Despedida da primeira turma de 2011

                Uma nova equipe: seis pessoas dedicadas. Duas novas turmas: cerca de vinte jovens sonhadores. Um objetivo: expandir os horizontes. E no meio disso tudo...
                O ano de 2011 já representa um novo marco para o Telinha de Cinema e a ong Casa da Árvore. Com a manutenção da parceria com a Vivo e uma nova relação iniciada com a Petrobrás, pudemos montar uma equipe com cada um dedicado a uma área de atuação, e ainda pudemos oferecer lanche aos alunos durante as aulas, e no semestre que vem já poderemos fazer o transporte dos alunos para nosso espaço. Isso contribuiu para que aumentasse a qualidade do trabalho produzido dentro e fora do nosso espaço.
                Dentro do nosso espaço, que é o que mais importa neste texto, podemos nos orgulhar destes primeiros meses do ano com uma experiência riquíssima adquirida nesta relação entre alunos e professores e coordenadores. O básico que tínhamos a ensinar era aula de roteiro, produção e edição. Mas junto veio o respeito ao próximo, o senso crítico, a capacidade de fazer acontecer, a superação de barreiras, as várias amizades, a compreensão, o debate de ideias.
                Também aprenderam que criatividade é aquele bichinho que a gente guarda dentro da gente, mas não cuidamos dele como deveríamos, e que para alimentá-lo, temos de aproveitar melhor o nosso tempo, mas isso não significa fazer as coisas mais rápido para logo fazer outra coisa, significa fazer com prazer cada coisa. Outra coisa que nós educadores aprendemos, é que é verdade mesmo: a melhor forma de aprender é ensinando.

                Com a participação dos pais e alunos das duas turmas, assistimos a exibição de alguns dos melhores vídeos produzidos no semestre, e acompanhamos a merecidas premiações de destaque que cada aluno recebeu, o nosso Oscár. Além da entrega dos netbooks para Idayane Souza Oliveira e Raysa Silva Cruz, que aplicaram o que aprenderam no curso em suas escolas com a participação de colegas de sala.
                Enfim, concluímos o semestre com a sensação de missão cumprida: todas estas vidas envolvidas foram transformadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes