Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Circuito Telinha na Escola vai à Aracaju - SE

A exemplo do que aconteceu em Salvador, Goiânia e em várias cidades do interior do Tocantins, 20 professores de escolas da rede pública de Aracajú, de diversas disciplinas, juntamente com técnicos formadores do Núcleo de Tecnologia de Educação da capital sergipana, vão participar de 24 a 27 de agosto, de uma oficina para produção de vídeo de bolso A atividade faz parte do Circuito Telinha na Escola, um projeto da ONG Casa da Árvore Projetos Sociais em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Instituto Vivo e a Secretaria Municipal de Educação de Aracajú.

Nos próximos dias os educadores vão desenvolver habilidades tecnológicas para a produção de conteúdo multimídia a partir da apropriação artística e pedagógica de telefones celulares. A oficina permite ainda que os participantes identifiquem formas de relacionar esses vídeos a conteúdos e processos educativos, como a construção de blogs, de mapas colaborativos e difusão através das redes sociais.

“Nosso objetivo é estimular estes educadores a aproveitar todo o interesse e habilidades que os alunos tem com as novas tecnologias, trazendo para sala de aula, além das experiências sociais e culturais destes jovens, tornar o processo de aprendizagem mais colaborativo e criativo”, destacou Aluísio Cavalcante, presidente da ONG Casa da Árvore.

Na programação da oficina, além das técnicas básicas de todo o processo de produção audiovisual (técnicas de concepção e apropriação pedagógica do roteiro; técnicas de animação de captação de imagem e som com o celular e outros dispositivos móveis; técnicas e linguagens de edição de vídeo com a utilização de software livres) os participantes vão técnicas para apropriação pedagógica de mídias locativas, como a produção de mapas colaborativos. Ao final os educadores também vão desenvolver sequências didáticas multidisciplinares a partir das técnicas e tecnologias trabalhadas para que possam ser reaplicadas em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes