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domingo, 2 de maio de 2010

Com celular e internet alunos e professores reescrevem suas histórias



Com a ajuda do cinema, as autoestradas sempre povoaram o imaginário coletivo com suas inspirações à liberdade, à velocidade, ao perigo e às surpresas. No mundo real, nas cidades tocantinenses às margens da Belém Brasília (BR 153), as pessoas seguem escrevendo o roteiro de suas vidas e fazendo manobras para equilibras entre as oportunidades e problemas da highway .

No município de Guaraí, que resume as cenas desse enredo de vilarejos atraídos das margens do rio Tocantins e Araguaia pela construção da rodovia de Bernardo Sayão, as novas tecnologias de informação, comunicação e mobilidade foram as protagonistas de um capitulo especial para educadores e alunos da rede pública do município.

Durante toda a semana os oficineiros da Casa da Árvore, Aluísio Cavalcante e Merck Miranda dedicaram a facilitar a descobertas das possibilidades de recriar os processos de ensino/aprendizagem através dos vídeos de bolso e das redes sociais. A partir de um convite da Instituto Idesa, nós realizamos a primeira oficina do Circuito Telinha na Escola, um projeto em parceria com a Fundação Banco do Brasil e o Instituto Vivo.

Com a ajuda das novas tecnologias digitais duas turmas, uma com 17 professores e assessores de currículo da Diretoria Regional de Ensino de Guaraí, e outra com 20 estudantes do C.E.M. Oquerina Torres, participaram da oficina Telinha na Escola. Em cinco dias foram produzidos 9 vídeos.

Cinco deles, da turma dos professores, recriaram através de fotos animadas, fragmentos do Livro sobre o Nada, do poeta Manoel de Barros. O exercício envolveu princípios básicos de cinema digital, mídias locativas e redes sociais, em uma sugestão de atividade para ser desenvolvida em sala de aula, em disciplinas como língua portuguesa, história, literatura, geografia e outras.





A professora Márcia Dall´Agnol, que depois de lecionar mais de 8 anos há 4 orienta e dar suporte aos professores da regional de Guaraí em seu trabalho de assessoramento de currículo da disciplina de arte, sentiu vontade de voltar para sala de aula. “Com estes recursos, além da aula ficar muito mais interessantes, eles ficam mais divertidas e aproveitamos a criatividade dos alunos”, destacou a educadora.

Já a turma dos alunos teve acesso às mesmas técnicas e tecnologias que os professores com a diferença de ter desenvolvido narrativas mais livres com linguagem que variaram da reportagem ao vídeo clip. As dificuldades técnicas devido a baixa qualidade dos computadores da escola, nos levaram a desenvolver etapas do trabalho previsto em diversos espaços como praças e lan house. Os problemas e as formas como foram solucionados ajudaram anda mais a enriquecer a experiência.

“Na sala de aula a gente às vezes abusa do celular, atrapalha aula e o professor, mas agora que a gente aprendeu isso, vou mostrar pros meus professores que da para aproveitar esse equipamento para gente aprender”, confessou o jovem Leonardo Cesar, de 14 nos que produziu em cinco dias um vídeo clip com a musica de um amigo de classe.





A próxima oficina do Circuito Telinha será realizada em Salvados – BA no próximo dia 14. Até lá confiram o blog Guarai Educação e Arte, resultado desta experiência, além do nosso cana no YouTube.

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