Pesquisar no Blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projetos da Casa da Árvore são destaque na TVT


Na ultima sexta feira, 17 de agosto recebemos na sede do Telinha de Cinema em Goiânia a visita do produtor audiovisual Allan dos Santos (de 39 anos), que passou o dia conversando com a equipe local e conhecendo os projetos sociais da Casa da Árvore. Allan atualmente esta coordenando a produção de uma série documental para a TV dos Trabalhadores (Com base na região do ABC de São Paulo) sobre projetos relacionados a Tecnologias Sociais.

Esta série dirigida por Eli Biondo, tem como objetivo apresentar em micro-episódios de oito minutos difentes iniciativas sociais, educativas, econômicas em geral auto-sustentáveis, patrocinadas ou apoiadas pela Fundação Banco do Brasil em cinco regiões do pais. Allan dos Santos nos últimos dois meses esteve viajando por mais de dez cidades conferindo e“afinando” o roteiro e cronograma do documentário com os agentes sociais e participantes dos projetos com a finalidade de “preparar o terreno” para uma equipe audiovisual composta por quatro profissionais (câmera, áudio, produção e direção) que vai passar por cada uma das cidades colhendo imagens e depoimentos relacionados com as iniciativas.
Nos dias 3 e 4 de setembro a TVT estará em Goiânia e terá o suporte local de produção da Casa da Árvore. O roteiro inclui entrevistas a educadores, alunos e responsáveis pelo desenvolvimento pedagógico e tecnológico de cada um dos quatro projetos, além de cobrir algumas atividades como o curso de vídeo de bolso, uma mini-mostra de vídeos produzidos pelos participantes do curso e uma aula de português que utiliza tecnologias moveis e princípios de rede em uma escola da rede publica de Goiânia.

Allan nos contou que a série para a TVT pretende abordar as Tecnologias Sócias a partir de uma visão ampla, que de modo resumido poderia ser definida como a aplicação de conhecimentos e dinâmicas especificas e pontuais para acelerar a resolução de problematicas sócias, educativas, econômicas e de produtividade. Segundo Allan “ Em muitos casos é o homem usando diferentes conhecimentos para substituir tarefas no qual são empregadas maquinas ou dinâmicas muito generalistas”.
Alguns dos projetos assim como os desenvolvidos pela Casa da Árvore são de inclinação educativas e sociais. Entre os quais o INESC, realizado não só com a Rede Publica de Ensino do Distrito Federal mas também com tribos Xingus originarias. O INESC desenvolveu uma metodologia reaplicavel de educação politica buscando trabalhar junto aos alunos ferramentas conceituais para a revindicação política e social e o fomento ao debate amplo e democrático. "É uma forma de questionar o mundo e atuar politicamente. No dia 22 de agosto uma comissão de alunos participantes do projeto se reunirá com deputados federais em Brasília” nos disse Allan.

Nos impressionou o caráter heterogêneo das iniciativas contempladas pela série em processo de produção. Entre os projetos esta o Programa Balde de Leite em Governador Valadaresque através de uma técnica de isolamento do gado em um espaço menor e com condições mais apropriada para os animais, pretende melhorar a produtividade de leite gerando mais desenvolvimento de renda sem impacto ambiental. Na região de Piracuruca no Piauí o documentário vai destacar um projeto de Apicultura que trabalha com o mapeamento da cadeia produtiva do mel a partir de um estudo das arvores floradas e de aspectos específicos do entorno natural, muitas vezes ignorados em projetos em larga escala.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes