Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Grupo de Realização de Goiânia produz websérie


O Grupo de Realização do Telinha de Cinema de Goiânia não é um curso, mas um laboratório para a experimentação da linguagem audiovisual em seus aspectos técnicos e artísticos. Nesta primeira edição, iniciada no dia 30 de março, a proposta é a elaboração de uma websérie. Os participantes do projeto são alunos do 1º ano do curso de Comunicação Social/Audiovisual, da Universidade Estadual de Goiás. Também alguns alunos dos 2º e 3º anos integram a atividade. Os encontros são semanais e ocorrem no Espaço Telinha e também na internet, por meio de fórum de discussão, com o propósito de ser um espaço permanente para a troca de ideias.


A equipe que oferece suporte às atividades é composta pelo presidente da Casa da Árvore, Aluísio Cavalcante, a coordenadora pedagógica do curso de vídeo de bolso do Telinha de Cinema, Jô Levy, e os educadores do projeto, Ricardo Nogueira e Ernesto Duarte.

O primeiro dia das atividades foi de pesquisa. O que é uma websérie? Quais suas características peculiares? Orientandos por estas questões foi possível identificar que webséries são produções que possuem uma narrativa seriada e são destinadas a serem exibidas na internet.

O que garante a unidade narrativa de uma série é a presença de alguns elementos permanentes em todos os episódios. A história pode ser contada a partir de um mesmo local, em um mesmo tempo, pelos mesmos personagens ou em um mesmo contexto. São esses pontos em comum, não necessariamente com a presença de todos na mesma obra, que levam o espectador a identificar que determinado episódio é parte de uma trama maior ou que cada episódio pode gerar outros semelhantes.

O segundo encontro do grupo teve por objetivo a escolha da ideia base para o desenvolvimento do roteiro. Diversas ideias foram apontadas e aí foi necessário chamar a atenção para a especificidade do veículo internet e do equipamento de gravação, no caso, o celular. Através desses parâmetros foram escolhidas duas ideias e a turma, que conta com 18 pessoas, foi dividida em duas equipes para a produção de duas webséries.

A próxima etapa consiste na elaboração dos roteiros, na produção e na edição. Nesta fase está prevista a produção do primeiro episódio, que é também o piloto do que pode vir a ser um projeto futuro implementado em um próximo Grupo de Realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes