Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

História do ruído é tema da segunda edição do Ciclo de Debates em Palmas


A Ong Casa da Árvore traz a segunda edição do Ciclo de Debates em Palmas, ”Sobre Ruídos”. O debate vai contar com a participação da artista residente Vanessa de Michelis(http://www.azucrinarecords.net/), de Belo Horizonte, além da presença dos convidados Thaise Nardim, professora do curso de artes da UFT e Bob Maia,  jornalista e técnico em rádio e TV da UFT e do coordenador do Restelinha, Nacho Durán, como mediador. O encontro acontece nesta quinta-feira 8, a partir das 19:30 no anfiteatro 2 do bloco D, da UFT. A entrada é gratuita e o debate será transmitido em tempo real na página do blog: http://www.res-telinha.art.br/.

O Ciclo de Debates é uma das linhas de atuação do projeto Telinha de Cinema, desenvolvido pela ONG Casa da Árvore em parceria com a Vivo, a Petrobras e o apoio da UFT. A iniciativa tem o objetivo de estimular a vocação das universidades públicas para pesquisa e extensão dedicadas a interface entre a educação, a arte e as novas tecnologias.  Para isso visa estimular a troca de experiências entre artistas, educadores e estudantes universitários.

 “Sobre Ruídos” vai abordar alguns pensamentos, referências e histórias que influenciaram e influenciam a artista na jornada de investigação, utilização e experimentação com eletrônica, instrumentos, software, áudio, música e outras matérias/objetos sonoros pertencentes ao universo do ruído. A partir dessa análise, os convidados juntamente com os acadêmicos vão promover um debate acerca da experiência cotidiana com os ruídos e da aproximação que eles têm com a vida das pessoas.

“Estou ansiosa pelo debate pois é um dos momentos em que podemos conversar de uma maneira mais delongada e expandida sobre o tema. Ás vezes somente com performances e oficinas o ruído causa muito estranhamento, agressividade e distância. acredito na abordagem do diálogo, da abertura de processo e das explicações sobre o tema.”, ressalta a artista residente, Vanessa.


Vanessa de Michelis e Manuel de Andrade do coletivo Azucrina Records foram  selecionados para a realização do Circuito de Residências Artísticas, realizado pela Ong. Eles foram convidados a residirem temporariamente  nas comunidades atendidas pelo projeto enquanto compartilham técnicas e experiências culturais e tecnológicas para produzirem uma obra colaborativa com os alunos.  Manuel desenvolveu a primeira parte da residência e finalizou com uma performance envolvendo acadêmicos no hall da biblioteca, na UFT. Agora é a vez da Vanessa desenvolver junto aos alunos do projeto Telinha de Cinema, oficinas voltadas à criação de trilhas sonoras para serem usadas nos vídeos que eles estão produzindo. Além das oficinas, a artista vai realizar um laboratório aberto para desenvolver pesquisas com áudio, gravações e bancos sonoros. Os laboratórios vão acontecer durante esta semana no período da tarde, como um processo aberto e colaborativo com os alunos interessados em pesquisar, aprender e trocar experiências sobre sons e ruídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes