Pesquisar no Blog

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Telinha de Cinema pode ir para FSM em Dakar 2011

O projeto é finalista do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, promovido pela FBB e Revista Fórum

O Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais recebeu mais de 3.000 inscrições e visa reconhecer iniciativas que dialogue com a rede pública de ensino. O projeto Telinha de Cinema, desenvolvido pela ONG tocantinense Casa da Árvore em parceria com o Instituto Vivo, foi selecionado junto com outros 9 projetos da região Norte do Brasil. Ao todo 50 finalistas irão se reunir para debater sobre o desenvolvimento sustentável e tecnologias sociais dentro das escolas em Brasília-DF nos dias 10 e 11 de setembro. Os finalistas concorrerão a uma viagem ao Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, no Senegal.

Há quase 4 anos o Telinha de Cinema vem oportunizando a jovens estudantes da rede pública de Palmas-TO a construção coletiva de conhecimento artístico e tecnológico através da produção de vídeos com uso de telefones celular, redes sociais e outras tecnologias de informação, comunicação e mobilidade. Mais de 300 jovens já passaram pelo Espaço Telinha, localizado no Jardim Aureny I, região sul da capital tocantinense. Além de produzirem seus próprios filmes, estes estudantes levaram estas práticas para dentro de suas escolas (cerca de 7 da região dos Aureny’s e Taquaralto) e incentivando a criação de novas formas de construir conhecimento.

O Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias visa incentivar a apropriação da escola como espaço ideal de discussão e desenvolvimento de toda uma localidade, com destacou o presidente da FBB, Jorge Streit: “incentivar o envolvimento de professores, alunos, pais e a comunidade em ações que possam promover emprego e renda, garantir a permanência dos alunos na escola e a preservação ambiental sustentável, de tal modo, que essas ações possam ser reaplicadas em outros lugares” conclui.

Os vencedores da edição 2009 estiveram no Fórum Social Mundial deste ano, em Porto Alegre/ RS, onde acompanham o lançamento da edição 2010 e apresentaram a iniciativa da sua região, além de participar de uma oficina sobre Tecnologias Sociais na escola.  (com informações da Assessoria do evento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes