Pesquisar no Blog

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Primeiros jogos educativos para o UCA virão do TO

Novos desafios para a equipe do projeto Telinha Animada, um grupo de estudos e desenvolvimento de animação e jogos educativos organziado pela Casa da Árvore e pelo GEDJA. A equipe do professor Erick está participando do desenvolvimento de 20 protótipos de jogos eletrônicos educativos para os notebooks do projeto UCA - Um Computador por Aluno, do Governo Federal.

A iniciativa partiu do NTI Games, departamento de desenvolvimento de jogos da Faculdade Católica do Tocantins coordenado pelo professor Silvano Maneck Malfatti. O projeto conta ainda com a colaboração de alunos do curso de Sistema de Informação da FACTO. 

O projeto UCA tem como objetivo utilizar computadores portáteis e de baixo custo para revolucionar o ensino nas escolas públicas. No estado do Tocantins a Escola Estadual Dom Alano foi contemplada com o projeto que já se encontra em fase de execução. O projeto desenvolvido pelo NTIGames em parceria com a Casa da Árvore tem como objetivo utilizar jogos como ferramentas auxiliares no aprendizado de alunos do ensino fundamental e médio.

Para Silvano, os jogos desenvolvidos tendem a motivar o aprendizado de disciplinas como matemática, língua portuguesa e ciências. Para o coordenador do Telinha Animada, professor Erick, "é agora que junto com o NTIGames nossos alunos mostrarão o que aprenderam nos meses de estudo sobre o uso de softwares livres na produção de conteúdos multimídia educativos".

O projeto Telinha Animada vem sendo desenvolvido de maneira independente desde o início do ano, envolvendo 9 jovens egressos do Telinha de Cinema, em Palmas-TO. Os alunos aprenderam as principais técnicas de desenho e animação em 2D e 3D, conheceram programas de ilustração digital e animação, entre eles o GIMP, Inkscape e Blender 3D, e até o e até o final de agosto serão introduzidos conhecimentos do processo de produção de jogos digitais.

Em outubro a equipe do telinha Animada embarca para Fortaleza-CE, onde realizarão um show case sobre a experiência de utilização do  Blender 3D no processo de inclusão social.

Um comentário:

  1. Eu me chamo Geissy de Oliveira Morais,em Monte Sião em MG na Escola Municipal Dona Ina tem nootebooks só que são diferentes!!!!!

    ResponderExcluir

nossos visitantes