Novos desafios para a equipe do projeto Telinha Animada, um grupo de estudos e desenvolvimento de animação e jogos educativos organziado pela Casa da Árvore e pelo GEDJA. A equipe do professor Erick está participando do desenvolvimento de 20 protótipos de jogos eletrônicos educativos para os notebooks do projeto UCA - Um Computador por Aluno, do Governo Federal.
A iniciativa partiu do NTI Games, departamento de desenvolvimento de jogos da Faculdade Católica do Tocantins coordenado pelo professor Silvano Maneck Malfatti. O projeto conta ainda com a colaboração de alunos do curso de Sistema de Informação da FACTO.
O projeto UCA tem como objetivo utilizar computadores portáteis e de baixo custo para revolucionar o ensino nas escolas públicas. No estado do Tocantins a Escola Estadual Dom Alano foi contemplada com o projeto que já se encontra em fase de execução. O projeto desenvolvido pelo NTIGames em parceria com a Casa da Árvore tem como objetivo utilizar jogos como ferramentas auxiliares no aprendizado de alunos do ensino fundamental e médio.
Para Silvano, os jogos desenvolvidos tendem a motivar o aprendizado de disciplinas como matemática, língua portuguesa e ciências. Para o coordenador do Telinha Animada, professor Erick, "é agora que junto com o NTIGames nossos alunos mostrarão o que aprenderam nos meses de estudo sobre o uso de softwares livres na produção de conteúdos multimídia educativos".
O projeto Telinha Animada vem sendo desenvolvido de maneira independente desde o início do ano, envolvendo 9 jovens egressos do Telinha de Cinema, em Palmas-TO. Os alunos aprenderam as principais técnicas de desenho e animação em 2D e 3D, conheceram programas de ilustração digital e animação, entre eles o GIMP, Inkscape e Blender 3D, e até o e até o final de agosto serão introduzidos conhecimentos do processo de produção de jogos digitais.
Em outubro a equipe do telinha Animada embarca para Fortaleza-CE, onde realizarão um show case sobre a experiência de utilização do Blender 3D no processo de inclusão social.
Eu me chamo Geissy de Oliveira Morais,em Monte Sião em MG na Escola Municipal Dona Ina tem nootebooks só que são diferentes!!!!!
ResponderExcluir