Pesquisar no Blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O MOVIMENTO DA DESCOBERTA


Não há nada melhor do que a descoberta. O sabor da novidade dissolve as dificuldades e adoça os desafios por mais que estes nos apresentem intragáveis. Os quatro dias a que me refiro aqui foram essencialmente dados às descobertas. No território fértil de Taquaruçu, distrito de Palmas (capital do Tocantins) com fortes dotes ecoturístico, dez adolescentes reviraram terrenos das artes, da filosofia, da religião, da cultura e do trabalho coletivo e viram florescer uma nova perspectiva de compreensão do seu mundo.
Depois de quase quatro meses de aulas técnicas e teóricas sobre produção audiovisual e alguns micrometragens já realizados, os jovens mobilimaker´s, adotaram o vale como seu mais novo campo de experimentações sócio-culturais. O objetivo era claro: produzir o vídeo institucional sobre o 9º. Movimento pela Vida - MPV, um encontro de diversas correntes sociais, científicas, culturais, filosóficas, religiosas e até esportivas, que é realizado anualmente de forma coletiva, por várias instituições, grupos não formais e pessoas bem dispostas em contribuir com a qualidade de vida de todos.

Aproveitando a oportunidade, outra tarefa foi instituída, produção de um curta sobre o que talvez seja o traço mais marcante do MPV, a diversidade religiosa.
Logo na chegada, ainda nos primeiros momentos de ocupação da casa alugada para ser o quartel general da equipes de produção, a necessidade de auto-organização já se encarregava de diferenciar as tarefas e dividir responsabilidades para convivência dentro deste novo ambiente. Para quem transita aí entre seus 12 para 15 anos o distanciamento do lar e dos pais,cintila com um forte facho de independência, de poder para, por exemplo, gerenciar seu próprio tempo. “Queria ter trazido minha mãe!”, exclama de maneira irônica o jovem Alan Alves da Silva, 15 anos, ao iniciar o dia ainda às 6 da matina lavando (ou pelo menos tentando) o uniforme de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nossos visitantes