Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Gincana Doce no Telinha

Na última segunda-feira os alunos do Telinha de Cinema - Palmas tiveram uma aula bem doce e cheia de desafios. A gincana doce no estilo "Passa ou Repassa" foi surpreendente!

A aula começou com o primeiro Cine Telinha. Pela manhã o filme em cartaz foi "Durval Discos" e a tarde os meninos se apaixonaram pelo filme "O Palhaço". Sem falar nos muitos sacos de pipoca e copos de refri.

Os professores, Daniel dos Santos e Marina Kamei, elaboraram questões com conteúdo das aulas já realizadas e os alunos foram divididos em dois grupos. Assim, o desafio da gincana foi lançado e a garotada  mostrou do que é capaz respondendo cada questão proposta.

UFA! Não foi fácil. Mas no final, todos se deliciaram com bombons de todos os sabores.


Mês que vem tem mais em!?


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Grupo de Realização de Goiânia produz websérie


O Grupo de Realização do Telinha de Cinema de Goiânia não é um curso, mas um laboratório para a experimentação da linguagem audiovisual em seus aspectos técnicos e artísticos. Nesta primeira edição, iniciada no dia 30 de março, a proposta é a elaboração de uma websérie. Os participantes do projeto são alunos do 1º ano do curso de Comunicação Social/Audiovisual, da Universidade Estadual de Goiás. Também alguns alunos dos 2º e 3º anos integram a atividade. Os encontros são semanais e ocorrem no Espaço Telinha e também na internet, por meio de fórum de discussão, com o propósito de ser um espaço permanente para a troca de ideias.


A equipe que oferece suporte às atividades é composta pelo presidente da Casa da Árvore, Aluísio Cavalcante, a coordenadora pedagógica do curso de vídeo de bolso do Telinha de Cinema, Jô Levy, e os educadores do projeto, Ricardo Nogueira e Ernesto Duarte.

O primeiro dia das atividades foi de pesquisa. O que é uma websérie? Quais suas características peculiares? Orientandos por estas questões foi possível identificar que webséries são produções que possuem uma narrativa seriada e são destinadas a serem exibidas na internet.

O que garante a unidade narrativa de uma série é a presença de alguns elementos permanentes em todos os episódios. A história pode ser contada a partir de um mesmo local, em um mesmo tempo, pelos mesmos personagens ou em um mesmo contexto. São esses pontos em comum, não necessariamente com a presença de todos na mesma obra, que levam o espectador a identificar que determinado episódio é parte de uma trama maior ou que cada episódio pode gerar outros semelhantes.

O segundo encontro do grupo teve por objetivo a escolha da ideia base para o desenvolvimento do roteiro. Diversas ideias foram apontadas e aí foi necessário chamar a atenção para a especificidade do veículo internet e do equipamento de gravação, no caso, o celular. Através desses parâmetros foram escolhidas duas ideias e a turma, que conta com 18 pessoas, foi dividida em duas equipes para a produção de duas webséries.

A próxima etapa consiste na elaboração dos roteiros, na produção e na edição. Nesta fase está prevista a produção do primeiro episódio, que é também o piloto do que pode vir a ser um projeto futuro implementado em um próximo Grupo de Realização.

Telinha de Cinema Palmas faz parceria com cinema do SESC

Alunos assistem à produções na sala de aula do Telinha de Cinema

O Centro de Atividades SESC de Palmas abriu as portas da sua sala de cinema para as turmas do Curso de Vídeo de Bolso. Nessa terça-feira, dia 17, serão escolhidos os filmes para exibição. "Todo o nosso acervo de filmes está à disposição para vocês escolherem quais serão exibidos" Afirma Wertem Nunes, coordenador de audiovisual do SESC.

Na ocasião, para comemorar a primeira sessão do Cine SESC Telinha, também serão exibidos filmes produzidos pelos alunos do curso.

"É uma parceria enriquecedora, porque vamos aproximar jovens que vivem na periferia de uma experiência super interessante que é poder assistir um filme no cinema. Mesmo que hoje a internet proporcione acesso ao vídeo, essa ainda é uma experiência única" Explica Daniel dos Santos, educador do Telinha de Cinema.

Agora é preparar a pipoca e deixar se encantar pela magia do cinema.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Gincana valendo doce!



Em comemoração ao mês mais doce do ano, a equipe Telinha de Cinema Palmas, está organizando uma deliciosa gincana no melhor estilo Passa ou Repassa, programa de perguntas e respostas de grande sucesso que perdurou por mais de 20 anos na TV Brasileira.

A ideia aqui é falar sobre PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, o tema específico da nossa primeira gincana será "A criação de histórias em roteiro", que é o conteúdo apresentado em sala de aula desde o início do curso de vídeo de bolso.

"Vamos organizar as turmas manhã e tarde em duas equipes. A equipe que mais acertar ganha um prêmio muito saboroso! Uma caixa de bombons." Explica Inaê Ribeiro, coordenadora pedagógica do projeto em Palmas, TO.

Para completar o dia, todos estão convidados a assistir a primeira Sessão do Cine Telinha. Na estréia, o aclamado filme O Palhaço, do diretor Selton Mello. Tudo com direito a pipoca e refri.




domingo, 8 de abril de 2012

# Panoramas / por Daniel Arly

Veja as experiências com fotos panorâmicas do jovem Daniel Arly
, ex aluno do Telinha de Cinema de Goiânia e agora nosso estagiário. Em breve teremos uma oficina disponível para os interessados em aprender a desenvolver imagens interativas com uso de aplicativos gratuitos. Aguardem !

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Aula Online - Técnicas de Roteiro


Na aula de hoje os alunos do curso de Vídeo de Bolso, Palmas, aproveitaram o que as redes sociais tem de bom a oferecer. O tema da vez foi ROTEIRO!

Todos criaram histórias coletivas, no esquema "fic", tendo como plataforma a comunidade no Orkut, aprenderam a pesquisar procurando os diferentes modelos de roteiros nos sites de busca e fizeram atividades em grupos para criar mais histórias, respondendo questões como QUEM? ONDE? QUANDO? COMO? e O QUÊ?

Quer dar uma olhadinha nas histórias dos alunos? Acesse a comunidade do orkut "Roteiro-Telinha de Cinema" - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=111785167

nossos visitantes