Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Segundo dia de oficina do Telinha em Palmas

Chegou a hora dos alunos transformarem os roteiros do Curso de vídeo de bolso em realidade. A turma da manhã do Telinha de Cinema realizou as gravações dos vídeos hoje, com o suporte da equipe da Casa da Árvore. Antes dos estudantes saírem pelos espaços para a produção dos vídeos a equipe deu instruções sobre as filmagens, o manuseio da câmera do celular e mostrou um vídeo sobre os tipos de planos nas gravações. Na sexta (2), os alunos deverão editar o material gravado e, assim, finalizar os vídeos.
 No vídeo abaixo, um dos grupos fala sobre o roteiro e  a gravação que fizeram pela manhã.




video






terça-feira, 30 de agosto de 2011

Primeiro dia de oficina em Goiânia

A oficina inaugural do curso de vídeo de bolso do Telinha de Cinema de Goiânia começou nesta terça-feira(30). O que é audiovisual e quais as etapas para a produção de um vídeo foram alguns dos assuntos abordados, em seguida a turma foi dividida em grupos para a produção do roteiro. "Drogas" foi o tema escolhido pela turma. A gravação dos vídeos está agendada para a próxima quinta-feira. Em Goiânia serão duas turmas no período vespertino e uma nova turma será recebida nesta quarta-feira (31).

O objetivo da oficina inaugural é oferecer aos alunos um primeiro contato com o projeto Telinha de Cinema e possibilitar uma breve experimentação na realização de vídeos. O curso de vídeo de bolso, propriamente dito, começo na próxima segunda-feira, dia 05 de setembro.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Primeiro dia de oficina do Telinha de Cinema em Palmas

Os estudantes lotaram a sala do espaço Casa da Árvore
O dia começou agitado aqui na Casa da Árvore!  Só pela manhã tivemos 60 inscritos no projeto Telinha de Cinema! Nosso espaço está lotado de estudantes querendo aprender mais sobre os processos de produção de um vídeo.

Os educadores Inaê Ribeiro e Daniel Silva começaram o primeiro dia da oficina apresentando o projeto, a função de cada um aqui na Casa da Árvore e porque eles trabalham na Ong. Em seguida, chegou a vez dos alunos se apresentarem: um a um eles falaram o nome, a idade e porque quiseram participar do projeto.

A equipe passou pelos grupos para tirar dúvidas e discutir sobre as ideias  
Após as apresentações, a equipe mostrou um vídeo bem divertido sobre as etapas de produção, em que era explicado de forma simples a elaboração do roteiro, a divisão de tarefas de cada um, a gravação das cenas e do áudio, a escolha do figurino, a edição das cenas, etc. Depois de assistirem ao vídeo, a equipe dividiu os alunos em grupos de sete e distribuíram temas entre eles para que começassem o trabalho de elaboração do roteiro. Os grupos se dispersaram pelo nosso espaço e começaram a discutir as ideias para colocá-las no papel. Ao passar pelos grupos para dar suporte no processo de roteirização, a equipe se deparou com muitas ideias interessantes, as quais os alunos colocarão em prática na próxima aula. 
Agora é esperar pra ver a continuação desse trabalho na quarta (31), em que os alunos vão começar a filmar e a executar o que escreveram no papel. 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Últimos dias para se inscrever nos projetos da Casa da Árvore

Amanhã (26) é o último dia para que os alunos da rede pública de ensino façam as inscrições nos projetos Telinha de Cinema e E se eu Fosse o Autor?, ambos realizados pela Ong Casa da Árvore. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no nosso espaço na Aureny I, rua Teresina, NE 08, Lote 06, em Palmas. 

O projeto Telinha de Cinema existe desde 2007 e ensina jovens entre 13 a 18 anos da rede pública de ensino a se expressarem  através da arte e da tecnologia. Com a ajuda das mídias móveis, os alunos aprendem todos os processos necessários para a realização de um vídeo: roteiro, produção e edição.

O projeto E se eu Fosse o Autor? têm como objetivo estimular a leitura entre as crianças com idade de 9 a 12 anos. O projeto oferece semestralmente a 20 alunos das escolas públicas do Jardim Aureny e Taquaralto a oportunidade de conhecerem a vida e as obras de diversos autores brasileiros através de vídeoadaptações ou obras inspiradas.

A partir do dia 29 de agosto o nosso espaço já irá receber os estudantes para o ínicio das aulas. A equipe está ansiosa com o começo de mais um semestre!

Para mais informações sobre os projetos: (63) 3225-5738.
Ou acompanhe as notícias na nossa página do facebook e do twitter.



Mobilização em Goiânia



Na terça-feira (23), a equipe de Goiânia da Casa da Árvore visitou o Colégio Estadual Major Alvelos para as inscrições dos interessados no curso de vídeo de bolso do projeto Telinha de Cinema. Alunos que fizeram oficina de videorreportagem em junho, como parte da atividade "Direto da Escola", disseram que estavam ansiosos pela nossa chegada e com muita expectativa para o início das aulas.



Com o objetivo de ampliarmos o raio de ação do Telinha de Cinema, inserimos novas escolas dentro de nossa área de abrangência, como a Escola Municipal Professora Amélia Fernandes Martins, visitada nesta quarta-feira (24). A gestão da escola se mostrou muito aberta à proposta do projeto.

Além da inscrição de alunos,
registramos também os nomes de alguns professores que se interessam em fazer a oficina de vídeo de bolso. Aliás, a equipe de Goiânia está mesmo se organizando para oferecer uma oficina aos docentes, em função da grande procura.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Equipe da Casa da Árvore visita a Escola Estadual Liberdade e a Escola Municipal Jorge Amado

A mobilização na Escola Municipal Jorge Amado animou a garotada.
Nesta terça (23), a mobilização que a Casa da Árvore está fazendo para formação de novas turmas dos projetos Telinha de Cinema e E se eu fosse o Autor? ocorreu em mais duas escolas do plano diretor sul em Palmas.

A Escola Municipal Jorge Amado recebeu a visita da nossa equipe, que passou de sala em sala divulgando e esclarecendo dúvidas sobre os dois projetos para os alunos. Alguns professores também se mostraram interessados nos trabalhos que a ONG desenvolve.


"Bom dia, alegria! Sorria todo dia!"
 Na Escola Estadual Liberdade, os  alunos que estudam no turno matutino têm idade para participar do projeto E se eu Fosse o Autor? que atende crianças de 9 a 12 anos e nos receberam nas salas de aula com a frase: "Bom dia alegria! Sorria todo dia!". Essa recepção calorosa motivou mais ainda a nossa equipe. Ao serem questionados se gostavam de desenhar, assistir a filmes e desenhos animados os alunos foram categóricos na resposta: sim!. Esperamos que a energia e a alegria dessas crianças contagiem o nosso espaço e permaneçam durante as aulas aqui na Casa da Árvore.

Hoje pela manhã a equipe fez uma visita de sala em sala à Escola Estadual Novo Horizonte e novamente à Escola de Tempo Integral Raquel de Queiroz. Amanhã a Casa da Árvore fará a última ação de mobilização no CEM Santa Rita de Cássia, pois as inscrições para os projetos acabam nesta sexta (26). As incrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da ONG na Aureny I, rua Terezina, NE 08, Lote 06, em Palmas. 

Lembrando que as aulas do Telinha de Cinema e do E se eu Fosse o Autor? já começam na semana que vem! Estamos todos ansiosos para começar mais um semestre de muita aprendizagem e transformações de vida.

Mais informações: (63) 3225-5738.
Mais notícias sobre as ações da Casa da Árvore no facebook e no twitter.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Escola Sen. Onofre Quinan recebe equipe do Telinha de Cinema


Exibir mapa ampliado



Nesta segunda (22) a Escola Estadual Sen. Onofre Quinan, que fica no Parque Atheneu (Goiânia) recebeu a equipe do projeto Telinha de Cinema. Após visita de sala em sala, a equipe da Casa da Árvore Projetos Sociais recebeu alunos interessados em participar das duas novas turmas do Curso de Vídeo de Bolso.

O trabalho de mobilização para a formaçào das novas turmas vão até a sexta-feira (26) e neste período todos os interessados devem procurar a secretaria da sua escola ou esperar a visita da equipe do projeto (confira a tabela abaixo). Ao todo estão sendo oferecidas 40 vagas para o Curso de Vídeo de Bolso no Núcleo em Goiânia. as inscrições são gratúitas. 
 
Terça (23) – Escola Estadual Major Alvelos
Quarta (24) – Escola Municipal Prof. Amélia  
Quinta (25) - Escola Municipal Cora coralina
Sexta (26) – Escola Estadual Menino Jesus





Ciclo de Debate #2 - AO VIVO


Live video for mobile from Ustream

Ações de mobilização serão realizadas em mais três escolas

Hoje pela manhã a Escola Estadual Setor Sul e a Escola Estadual Vale do Sol receberam a visita da nossa equipe. A mobilização para a formação de novas turmas e a divulgação dos projetos da Casa da Árvore continua em mais três escolas da rede pública de Palmas: na Escola Municipal Novo Horizonte, Escola Estadual Liberdade  e na Escola Municipal Jorge Amado.

Lembrando que as inscrições para os projetos Telinha de Cinema e E se eu Fosse o Autor? são gratuitas e podem ser feitas na sede do espaço Casa da Árvore na Aureny I, rua Terezina, NE 08, Lote 06, em Palmas.
Demais informações: (63) 3225-5738.

Mais notícias sobre as ações da Casa da Árvore no facebook e no twitter

Mobilização no Centro de Ensino Médio de Taquaralto

A coordenadora pedagógica, Fernanda Veloso, no CEM Taquaralto.

Na sexta-feira, dia 19, a nossa equipe fez uma visita aos alunos do CEM de Taquaralto para avisar sobre a formação de novas turmas dos projetos Telinha de Cinema e E se eu Fosse o Autor?. Muitos alunos se mostraram interessados no trabalho que a Ong Casa da Árvore desenvolve ao unir educação, arte e cultura através da tecnologia. A equipe estará agora pela manhã na Escola Estadual Setor Sul para dar continuidade com as ações de mobilização.

Lembrando que as inscrições para os projetos vão até o fim desta semana, dia 26 de agosto, e são gratuitas. As crianças de 9 a 12 anos podem ser inscrever no projeto E se eu Fosse o Autor? que oferece aos alunos a oportunidade de conhecerem a obra e a vida de grandes escritores brasileiros, além de aprenderem técnicas de desenho e produzirem vídeoadaptações com aparelhos de bolso. Já o projeto Telinha de Cinema atende jovens de 13 a 18 anos que aprendem todas as fases da produção de um vídeo: roteiro, produção e edição e desenvolvem pequenas produções cinematográficas através do celular.

Os interessados podem fazer as inscrições na sede do projeto na Aureny I, rua Terezina, NE 08, Lote 06, em Palmas.
Demais informações: (63) 3225-5738.

Mais notícias sobre as ações da Casa da Árvore no facebook e no twitter
 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reencontro com os alunos do Telinha no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia


Ontem foi mais um dia de mobilização da equipe da Casa da Árvore, que dessa vez visitou o CEM Santa Rita de Cássia na Aureny I. A visita à escola proporcionou o reencontro com muitos alunos do Telinha que ajudaram a divulgar a ideia do projeto entre os amigos. Um desses reencontros foi com as alunas do semestre passado do Telinha, Monalisa e Ingrid, que ficaram muito felizes ao ver um dos educadores do projeto, Daniel Silva que ministra aulas de roteiro para os alunos.

As alunas do Telinha de Cinema, Monalisa e Ingrid com o Daniel, educador do projeto.

O Telinha de Cinema existe desde 2007 e atende jovens entre 13 a 18 anos da região de Taquaralto e Aurenys, que são estimulados através da criatividade, a produção de vídeos com o uso de celulares e programas básicos de edição de vídeos. O projeto é atualmente patrocinado pela Vivo e pela Petrobrás.

A mobilização que a equipe da Casa da Árvore está realizando para a formação de novas turmas dos projetos Telinha de Cinema e E se eu Fosse o Autor? continua e a próxima escola a receber a nossa visita será o Centro de Ensino Médio de Taquaralto. As incrições para os projetos são gratuitas e vão até o dia 26 de agosto em Palmas, na sede da Ong Casa da Árvore na Aureny I, rua Terezina, NE 08, Lote 06, em Palmas. Para mais informações, ligue: (63) 3225-5738.

Acompanhe também a nossa página no facebook e no twitter.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mais uma visita da Casa da Árvore na semana de mobilização

As visitas nas escolas da rede pública de Palmas continuam hoje no período da manhã e da tarde. Hoje a nossa equipe estará no Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia onde existe uma grande quantidade de alunos que já passaram pelos projetos da Casa da Árvore. O CEM Santa Rita de Cássia possui recorde entre as outras escolas de alunos que participaram do projeto Telinha de Cinema.

Ontem a Escola Estadual Aurélio Buarque que fica aqui pertinho do nosso espaço recebeu a equipe da Ong no intervalos das aulas e a visita na Escola Estadual Liberdade foi adiada, pois os alunos foram liberados mais cedo. Lembrando que a mobilização de amanhã vai acontecer no Centro de Ensino Médio de Taquaralto.

Desde o começo da mobilização muitos alunos já vieram com seus pais para fazer as inscrições nos projetos Telinha de Cinema que atende jovens de 13 à 18 anos e E se eu Fosse o Autor? que atende crianças de 9 à 12 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de agosto na sede da ONG Casa da Árvore na rua Terezina, NE 08, Lote 06, Aureny I em Palmas.
Demais informações: (63) 3225-5738.

Mais notícias sobre as ações da Casa da Árvore no facebook e no twitter.
 



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

E a semana de mobilização nas escolas continua...

A equipe passou de sala em sala apresentando os projetos para a garotada
O dia já começou com ótimas notícias aqui na ONG Casa da Árvore! A mobilização que fizemos ontem na Escola Municipal Maria Júlia no período matutino e vespertino rendeu bons frutos. Muitos jovens vieram ao nosso espaço interessados em realizar as inscrições nos projetos Telinha de Cinema e E se eu Fosse o autor?.

A equipe foi ontem pela manhã na escola para divulgar informações sobre as inscrições para formação de novas turmas dos dois projetos e foi muito bem recebida. Tanto que no mesmo dia da visita muitos alunos apareceram aqui para realizarem as inscrições. Alguns alunos dessa escola já passaram pelo projeto Telinha de Cinema que mistura cultura, arte e tecnologia.

Hoje pela manhã a nossa equipe passou pela Escola Municipal Aurélio Buarque aqui mesmo na Aureny I, perto da sede da Casa da Árvore e já estamos prontos para a próxima mobilização que acontecerá agora pela manhã na Escola Estadual Liberdade que fica localizada na Aureny III. Esperamos que essas visitas rendam bons resultados.

Abaixo está o calendário com as datas e as escolas das mobilizações que ocorrem essa semana:

Segunda (15/08): Escola de Tempo Integral Raquel de Queiroz
Terça (16/08): Escola Municipal Maria Júlia
Quarta (17/08): Escola Estadual Aurélio Buarque e Escola Estadual Liberdade
Quinta (18/08): CEM Santa Rita
Sexta (19/08): CEM Taquaralto

Reforçando que as inscrições são gratuitas e o período para as inscrições dos dois projetos: Telinha de Cinema e E se eu Fosse o Autor? é de 8 a 26 de agosto na sede do projeto na Aureny I, rua Terezina, NE 08, Lote 06, em Palmas das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira no Espaço Casa da Árvore.
Demais informações: (63) 3225-5738.



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mobilização nas escolas de Palmas começa essa semana


Os alunos ficaram curioso com os curtas do projeto Telinha de Cinema

A ONG Casa da Árvore começou essa semana a mobilização para divulgação dos projetos Telinha de Cinema e E se eu Fosse o Autor? em algumas escolas da rede pública em Palmas. A nossa equipe foi recebida ontem na recém-inaugurada Escola de Tempo Integral Raquel de Queiroz que fica no Aureny III pela coordenadora de cultura Leizyane Marcelino dos Santos que nos cedeu um espaço na frente da escola.

A mesa em que estávamos ficou lotada de crianças e jovens assim que o intervalo começou. Muitos assistiram aos curtas produzidos pelos alunos do Telinha de Cinema enquanto outros queriam saber mais sobre os projetos. Entre brincadeiras e questionamentos os alunos se mostraram interessados e receptivos quando falamos sobre os trabalhos desenvolvidos na Casa da Árvore e gostaram mais ainda quando souberam que não precisam se preocupar por estudarem em tempo integral na escola, pois a ONG fará o transporte para a sede do projeto para que possam assistir às aulas. Com a disposição que esses jovens mostraram ontem, com certeza teremos muitos deles estudando esse semestre no nosso espaço.


A equipe da Casa da Árvore ficou rodeada por crianças e jovens
O trabalho continua e a próxima escola a receber a nossa visita será a Escola Municipal Maria Júlia no Aureny III. A visita será agora pela manhã e a equipe passará de sala em sala divulgando os projetos.

Relembrando que o período para as inscrições dos dois projetos: Telinha de Cinema e E se eu Fosse o Autor? é de 8 a 26 de agosto na sede do projeto na Aureny I, rua Terezina, NE 08, Lote 06, em Palmas. A inscrição é gratuita e poderá ser feita das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira no Espaço Casa da Árvore.
Demais informações: (63) 3225-5738.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Casa da Árvore apresenta novas estagiárias da equipe de Palmas


A ONG Casa da Árvore tem a honra de apresentar os mais novos membros da nossa equipe: Marina Bittar e Marina Kamei. Elas foram selecionadas por seus resultados obtidos nos dias 5 e 6 durante a nossa última seleção de estagiários em Palmas-TO. Ficamos muito satisfeitos com a procura dos estudantes: foram 18 candidatos interessados nas nossas vagas de estágio.

Marina Bittar, estagiária de comunicação da Casa da Árvore

Marina Kamei, educadora do projeto E se eu fosse o autor?

Marina Bittar é estudante de comunicação social da UFT e assumiu a vaga de estagiária de comunicação, surgida por nossas necessidades de cada vez mais tornar públicas as nossas diversas atividades. Marina Kamei é estudante de artes da UFT, e foi escolhida para desempenhar a função de educadora assistente da arte-educadora Rosane Dias no projeto E se eu fosse o autor?.

Que sejam bem-vindas e somem bastante ao trabalho realizado por nossa equipe!

PS: Para as próximas seleções, fiquem tranquilos: não é pré-requisito se chamar Marina. Foi apenas coincidência mesmo.

Telinha de Cinema é mais uma vez premiado no Festival CHICO

O Festival de Cinema CHICO teve a sua 10º edição finalizada no dia 02 de agosto, e integrou a programação da I FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins, com o diferencial de pela primeira vez poder premiar os vencedores também em dinheiro.
Cláudio Paixão e Inaê Ribeiro recebem o troféu Chico pelo doc Dando Norte

Mais uma vez a ONG Casa da Árvore foi parceira do evento de audiovisual que é o mais tradicional do Tocantins. Alunos do Telinha de Cinema fizeram parte da equipe de produção, e ao menos seis produções nossas foram exibidas nos oito dias do festival realizado no auditório do Memorial Coluna Prestes. Para ver os nossos vídeos que participaram do festival, clique aqui.

Entretanto, tivemos resultados expressivos na premiação, com o microdoc O Rei da Latinha, dos alunos Danilo Brian, Lucas Martins, Myllena Aires e Valmira Neves, vencendo na categoria Curtíssimos com votos do júri técnico, e o doc Dando Norte, da professora de produção Inaê Ribeiro e de Cláudio Paixão, vencendo na categoria Curta Amazônia, pelo júri popular.


Enfim, esta não foi a nossa primeira premiação e torcemos para que não seja a última, mas o nosso principal objetivo não é a formação de cineastas ou a produção de grandes obras cinematográficas, e sim transformar vidas. Quando acontece uma premiação como essa, revela os nossos méritos na qualidade do trabalho desenvolvido e no potencial dos nossos alunos e da nossa equipe. Não temos outra reação, senão compartilhar a alegria desta conquista.

Parabéns a todos que participaram do CHICO e fizeram o festival acontecer!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Divulgado o prazo para inscrições nos cursos da Casa da Árvore

A ONG Casa da Árvore informa que a partir do dia 8 de agosto estão abertas as inscrições para o curso de vídeo de bolso Telinha de Cinema em Palmas para jovens entre 14 e 18 anos de idade, e para o curso E se eu fosse o autor? para crianças de 9 a 13 anos de idade. As inscrições vão até o dia 26 de agosto, e são realizadas somente no Espaço Casa da Árvore, na rua Terezina, NE 08, Lote 06, em Palmas.
Demais informações: (63) 3225-5738.

Em Goiânia, o prazo para inscrições no curso de vídeo de bolso do Telinha de Cinema vai somente do dia 22 de agosto ao dia 26 de agosto, e também só serão realizadas na sede da Casa da Árvore em Goiânia, Av. Professor Alfredo de Castro, S/N, Chácara do Governador, UEG Laranjeiras.
Demais informações: (62) 3920-0060


O Telinha de Cinema existe desde 2007 e atende jovens da região de Taquaralto e Aurenys, que são estimulados a criatividade e a pequenas produções cinematográficas com o uso de celulares e programas básicos de edição de vídeos. O projeto é atualmente patrocinado pela Vivo e pela Petrobrás.

O E se eu fosse o autor? deu início às atividades em 2010, e trabalha de forma única o estímulo ao consumo e produção artística ao integrar literatura, artes plásticas e edição de vídeos.

nossos visitantes