Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

GALERA DO TELINHA NA TELONA

Galera do Telinha no Cine Blue - Caravella
A galera do Telinha de Cinema particiou ontem (23/09) do Projeto Telinha na Telona, uma parceria da Ong Casa da Árvore com o Cine Blue de Palmas. 15 alunos foram selecionados para ir assistir o filme nacional 'A mulher Invisível' , e isso sem gastar nada, tudo por conta do Projeto.
Essa foi a primeira de muitas excursões que ainda virão. Para Wesley ir ao cinema foi um privilégio, já que valor dos ingressos é inacessível para maioria da população do Aureny, lamenta o estudante que também exalta a diferença de qualidade entre ver uma produção cinematográfica na Tv e ver em uma sala de cinema, a qualidade é bem melhor, sem contar que aqui o filme é o centro das atenções, em casa não me atento muito na hora de assistir um filme, afirma Wesley.
Esta foi a segunda vez que o aluno foi ao Cinema, antes tinha visto Xuxa e os Duendes em 2001.

BB PRODUZ INSTITUCIONAL DO TELINHA

Izabel Borges conta um pouco do que foi sua experiência aqui dentro do Telinha

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Micrometragem Tocantinense no Festival do Mercosul

Leila e Merck viajam essa próxima semana para acompanhar o festival

O micrometragem “Todas as Línguas” dirigido pela aluna, Merck Miranda, foi selecionado para mostra competitiva do 5º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul, que será realizado dias 22 e 26 de setembro de 2009, em Vitória do Espírito Santo. O vídeo faz uma leitura sobre a diversidade religiosa, durante a realização do encontro Movimento pela Vida, já premiado na última edição do Chico-Festival de Cinema e Vídeo de Palmas.

Na próxima quarta-feira a jovem diretora e a coordenadora do projeto, Leila Dias, embarcam para a capital do Espirito Santo, para participar das sessões e dos debates previstos na programação.

O Festival recebeu cerca de 130 inscrições e selecionou 44 obras audiovisuais para a mostra competitiva, além de outras 36 que serão exibidas fora de competição. Em setembro, serão exibidos 80 filmes e vídeos de curta e média metragens realizados por jovens brasileiros e de outros países do Mercosul.

Todos os trabalhos selecionados foram realizados por jovens de até 24 anos, integrantes de organizações sociais, culturais ou educativas. Produções audiovisuais de 30 instituições brasileiras estarão presentes no evento.

A coordenadora do Telinha de Cinema, Leila Dias e a aluna, Merck Miranda, irão conferir o festival in loco e as expectativas são as melhores. “Participar de eventos como esse é de suma importância para a troca de experiências. A Merck foi uma das primeiras alunas do projeto a seleção do vídeo é resultado da dedicação com que ela desenvolve seus trabalhos”, explica Leila.

Já para Merck participar do festival será uma ótima oportunidade. “Espero ganhar muita experiência observando os trabalhos apresentados, além de conhecer pessoas que já trabalham com Cinema e quem sebe uma colocação boa ou mesmo um prêmio".

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

TELINHA E CUFA TRANSMITEM RBP FESTIVAL AO VIVO


A equipe do Núcleo de Empreendedorismo e Expressão do projeto Telinha vai realziar sua primeira transmissão de um evento público. Após alguns testes e experiências realizadas pelo grupo em sua sede os jovens integrantes do NEE farão a tramsissão scream, através do celular para o site da CUFA Tocantins e para este blog.

Os flash ao vivo acontecem neste sábado e domingo (12 e 13) das 16h do sábado e do domingo, direto do Teatro Sesc Palmas, onde acontece o primeiro RPB Festival, reunindo mesa redonda e festivais de breack e rap popular brasileiro.

Na ocasião os jovens realizadores do NEE do Telinha gerenciarão, na página do RPB Festival, os canais de transmissão scream criados gratuitamente pelo servidor QIK.com, com imagens enviadas de 2 celulares Nokia N95.

Agora é agendar e conferir o trabalho e a aventura da galera!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

BRINCANDO COM MAPAS


Visualizar Meus cybers cafés. em um mapa maior
Na última aula do Núcleo de Empreendedorismo e Expressão - NEE Telinha, os jovens deram seus primeiros passos sob o território das mídias móveis. Em uma brincadeira com o Google Maps, eles começaram a criar mapas pessoais com assuntos de interesse comum.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Equipe do Telinha na Escola é destaque em Olimpíada Brasileira de Astronomia


Nesta segunda (7) em que comemoramos o Dia da Independência do Brasil, os jovens Renan, Bruno e João Henrique desembarcaram na cidade de Mendes –RJ, juntamente com o professor Moura Fé, onde participarão da XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA. Os jovens participam do projeto Telinha na Escola, desenvolvido pela ong Casa da Árvore, Instituto Vivo e Secretaria Estadual de Educação de Rondônia em Porto Velho.

Orientados pelo professor de física e de edição de vídeo, Moura Fé, os estudantes foram destaque na OBA, que este ano contou com mais de 11 mil escolas participantes. Eles projetaram um protótipo de foguete construído com garrafas peti. O vídeo com o lançamento do projétil está no youtube e foi enviado juntamente com os relatórios do professor. O resultado rendeu o convite para apresentar o projeto no Congresso Brasileiro de Astronomia e na I Jornada de Foguetes, que acontece de 07 a 12 de setembro em Mendes-RJ.

Com as técnicas de produção, edição e distribuição de vídeos com uso de telefones celular, a equipe do Telinha na Escola que está participando do Congresso e da Jornada, espera ampliar ainda mais a experiência de viajar para outro Estado, conhecer outros jovens pesquisadores, através da produção de uma cobertura especial dos eventos. Agora é só esperar e acompanhar pelo blog do Telinha na Escola os vídeos sobre a participação dessa rapaziada.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Cena Sonora

Este semestre outro universo artístico e tecnológico foi integrado ao Telinha de Cinema, o som. Com a adaptação do projeto Telinha Sonora foi criada uma disciplina de trilha sonora no curso de vídeos de bolso. O objetivo é ampliar ainda mais a formação e as experiências dos jovens realizadores do projeto.

No programa, os conteúdos farão um passeio sobre a função e a história do som no cinema, aspecto técnicos do áudio, da sonoplastia, temas musicais e outras viagens. Capitaneado pela professora Sâmia Cayres, as primeiras semanas estão sendo dedicadas ao desenvolvimento da percepção.

Na última aula durante um exercício de identificação dos elementos sonoros de três diferentes cenas e reconstrução da cena com toda a sonorização executada ao vivo pelo alunos, como na segunda fase do cinema mudo. Dê o play no vídeo acima e acompanhe a aula com clima de brincadeira.
video

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Telinha integrará tese de doutorado sobre cibercultura



O Projeto Telinha tem dispertado o interesse e conquistado o reconhecimento de instituições e profissionais ligados à educação, tecnologia, comunicação e cultura. Recentemente o Espaço Telinha, recebeu a visita da pesquisadora Darlene Teixeira Castro. Ela é doutoranda em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA/Unitins e conta que o projeto Telinha é um exemplo de como trabalhar a inclusão tecnológica aliada a experiências culturais e educativas.

Sob a orientação do professor André Lemos, uma das maiores autoridades do Brasil em comunicação e cibercultura, Darlene Castro espera destacar em sua tese, práticas desenvolvidas aqui na capital do Tocantins que dialoguem com cibercultura de maneira inovadora.

"O fato do projeto trabalhar com mídias móveis numa perspectiva de inclusão social traz resultados muito bons, principalmente ao buscar nessas novas novas tecnologias uma proximidade da cibercultura com a realidade, o cotidiano das pessoas", considera a pesquisadora, exemplificando com uma das linhas de ação do projeto , o Telinha na Escola, uma rede de núcleos de formação e experimentação multimídia desenvolvida em escolas da rede pública. A inciativa une professores e alunos em um processo de familiarização com as novas tecnologias de informação, comunicação mobilidade e produção de conteúdos educativos.

Perfil de Darlene Teixeira Castro

Doutoranda em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA (2008), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), Especialização em Metodologias e Linguagens em EaD (2007) pela Universidade do Tocantins (UNITINS), Especialização em Gestão e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2004), Graduação em Jornalismo (2008) e Letras (2001) pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Atualmente é professor titular da Universidade do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, educação a distância, educação, comunicação, conhecimento, interdisciplinaridade e ciência da informação.

nossos visitantes